Mundo polarizado ou fraturado?

Bruce Dickinson diz que tem saudades do jornalismo sério e detona fake news

Vocalista disse que polarização política atual, na sua visão, é uma "questão psicológica"

Bruce Dickinson (Iron Maiden)
Reprodução/YouTube

Em entrevista à Forbes, Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, discutiu sobre polarização política e lamentou o tanto que as discussões através das redes sociais têm afetado as relações humanas nos dias atuais.

Segundo Dickinson, é “desanimador” ver a forma como as pessoas estão se afastando por posicionamentos políticos e socializando cada vez menos com quem pensa diferente.

Publicidade
Publicidade

Ainda de acordo com o cantor, as mídias sociais “criaram um monstro” incontrolável e as diferenças de pensamento evoluíram para uma questão “psicológica” (via KISS FM):

“Bem, é desanimador ver a maneira como o mundo inteiro está sendo polarizado… bem, não polarizado, não apenas A contra B, esquerda contra direita, norte contra sul. Ele foi fraturado! Foi explodido em muitas polaridades minúsculas, e foi amplificado pelas redes sociais e mídia social irresponsável. Porque as redes sociais têm que olhar para si mesmas no quadro geral e dizer: ‘Ok, então nós realmente criamos esse monstro, que permitimos que se tornasse efetivamente incontrolável, mas não é nossa culpa, isso é apenas a internet, isso é apenas progresso’. É controlável, e as pessoas podem assumir a responsabilidade, e a amplificação de visões minúsculas e extremas em um megafone, portanto, não aconteceria da mesma forma. E pode permitir um discurso real em oposição a um conflito entre ideologias… ou quase.”

Nesse momento, Bruce sugeriu que sente saudades de um jornalismo mais comprometido com a verdade, detonando as fake news:

“Ideologias em que as pessoas olham não para uma ideologia política, mas para uma ideologia factual. Alguém pode ter um sistema de crenças que diz que queijo é um método de controle mental. Agora, se você colocar isso na internet, algum idiota vai acreditar, certo? Porque não há resposta contrária. Costumava ser que você ia a um jornal ou a uma fonte responsável e perguntava: ‘Qual é a verdadeira história sobre o queijo? Os microrganismos foram reprogramados para se infiltrar em nossos cérebros ou é apenas queijo?’”

Bruce Dickinson fala sobre polarização nos dias atuais

Em seguida, Dickinson citou a canção “The Writing on the Wall”, que integra o disco do Maiden Senjutsu (2021):

“Mas está cada vez mais difícil fazer isso. Você só precisa olhar para as interpretações que eles colocam, por exemplo, em nosso vídeo de ‘The Writing on the Wall’. Acho interessante que isso tenha sido reivindicado por todos, da esquerda ‘woke’ à extrema-direita e todos os tons de opinião entre eles. ‘Isto é sobre o fim dos tempos!’ Temos pessoas ligadas à Bíblia dizendo, ‘Ah, sim, isto é tudo sobre Jesus Cristo e ele está voltando para nos salvar’, e outras pessoas estão dizendo, ‘Ah, não, é o império do mal’. ‘Isto é tudo sobre Trump’. ‘Ah, isto é tudo sobre Biden’. ‘Ah, isto é tudo sobre vacina’. Honestamente, é incrível, as pessoas estão colocando suas próprias interpretações, seu próprio olhar nisso. Você só precisa olhar para os comentários principais para descobrir o quão fraturadas são as psicologias das pessoas. Esta não é uma questão política, eu acho que é uma questão psicológica. Há uma esquizofrenia coletiva no mundo e a internet está alimentando e abastecendo isso.”

Vale lembrar que, após a passagem do cantor por São Paulo no mês passado com o Iron Maiden para duas datas no Allianz Parque, Bruce Dickinson voltará ao Brasil neste ano para se apresentar na próxima edição do The Town, também na capital paulista.

O vocalista fará show no palco Skyline em 7 de Setembro, mesmo dia em que o festival receberá o Green Day e o Sex Pistols, que terá Frank Carter substituindo o polêmico Johnny Rotten.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!

Sair da versão mobile