Trauma?

Jamais: Roger Waters e a música do Pink Floyd que ele não tocaria por nada nesse mundo

Veículo nos Estados Unidos recuperou entrevista feita pelo músico britânico há mais de 40 anos

Roger Waters participa de programa na TV Brasil
Crédito: reprodução

Em 1984, Roger Waters deu uma entrevista para a BBC Radio 1 e revelou qual a música do Pink Floyd que ele jamais voltaria a tocar.

Se você já foi a algum show solo do ex-integrante de uma das maiores bandas do Reino Unido sabe que Waters apresenta ao vivo canções icônicas como “Another Brick in the Wall”, “Comfortably Numb” e “Mother”.

No entanto, como ficou claro mais acima, existem algumas faixas que Roger não apresenta mais após a dissolução do Pink Floyd. De certa forma, tudo parece estar conectado com o período em que a banda perdeu o vocalista Syd Barrett, que deixou seus companheiros em 1968 para tratar de sua saúde mental e abuso de drogas.

Em 1970, por exemplo, o Pink Floyd lançou o disco Atom Heart Mother (1970) pouco depois da saída de Barrett e o álbum foi considerado pela maior parte dos fãs e da crítica como pouco inspirado, o que talvez tenha contribuído para o desprezo de Waters com o trabalho.

Roger Waters se recusa a tocar canções do disco Atom Heart Mother

Conforme recuperado pela revista dos Estados Unidos American Songwriter, na ocasião, mais de 40 anos atrás, Roger afirmou (via Whiplash):

“Se alguém chegasse para mim agora e dissesse: ‘Certo, toma aqui um milhão de libras, agora vai lá tocar o ‘Atom Heart Mother’, eu [recusaria e] diria ‘Você está de sacanagem com a minha cara, né?'”

Vale lembrar que a música com quase 24 minutos de duração que dá nome ao disco desapareceu do setlist do grupo ainda no início dos anos 1970 e nunca chegou a ser tocada na carreira solo de Waters.

Curiosamente, uma faixa de Atom Heart Mother estava no repertório de Roger bem nessa época, “If”, tocada pela última vez por Waters em 1987. Porém, todas as outras (“Summer ’68”, “Fat Old Sun” e “Alan’s Psychedelic Breakfast”) nunca apareceram nos setlists solo do músico.

Gostaria de escutar alguma dessas ao vivo?

David Gilmour, por outro lado, trouxe disco de volta ao seu repertório

Enquanto Roger Waters descarta Atom Heart Mother, seu ex-companheiro e desafeto pessoal David Gilmour trouxe a faixa de volta aos palcos em 2006.

Gilmour aliás, foi quem tocou todos os instrumentos (exceto teclado) na gravação de estúdio de “Fat Old Sun”, um dos destaques de Atom Heart Mother, cuja concepção é uma homenagem à beleza e melancolia do interior de Cambridge, na Inglaterra.

Aproveite para ouvir Atom Heart Mother logo abaixo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!