The Offspring no Brasil TUDO SOBRE A TURNÊ PUNK DO THE OFFSPRING

"Mesmo assim fomos na festa!"

O dia em que o Rage Against The Machine foi "preso" pelo Serviço Secreto dos EUA

Banda de Tom Morello foi (supostamente) banida do Saturday Night Live após apresentação em 1996 que teve protesto contra apresentador milionário

O dia em que o Rage Against The Machine foi "trancado" pelo Serviço Secreto dos EUA após apresentação na TV
Reprodução/YouTube

Em 1996, o Rage Against The Machine protagonizou um dos episódios mais tensos da história do Saturday Night Live, o programa de comédia mais tradicional dos EUA.

Como você pode ter percebido, a palavra “tradicional” não combina nada com a banda de Zack de la Rocha, especialmente em um episódio apresentado por ninguém menos que Steve Forbes, fundador da revista Forbes e um dos homens mais ricos do planeta.

O que começou como uma performance incendiária de “Bulls on Parade” terminou com a banda sendo trancada no próprio camarim pelo Serviço Secreto – e nunca mais convidada para retornar ao SNL.

Quem revelou bastidores daquela noite histórica foi o guitarrista Tom Morello, em participação no novo documentário Ladies & Gentlemen… 50 Years Of SNL Music.

Confusou começou momentos antes do Rage Against The Machine entrar ao vivo

Morello lembrou que o RATM estava animado para tocar no Saturday Night Live, que consideravam “parte do DNA da cultura norte-americana”. Mas é claro que eles não perderiam a chance de protestar contra o apresentador da noite.

Na época, Steve Forbes era um dos candidatos Republicanos à presidência dos EUA, e por isso a banda decidiu colocar bandeiras do país de cabeça pra baixo nos amplificadores, momentos antes da apresentação.

Só que a produção do SNL enviou seguranças para palco e, depois de um breve embate físico com os roadies do grupo, eles removeram as bandeiras faltando incríveis sete segundos pro programa entrar ao vivo.

Mas o verdadeiro confronto começou mesmo depois da performance de “Bulls on Parade”, quando agentes do Serviço Secreto foram até os camarins da emissora.

Continua após o vídeo

Serviço Secreto atuou nos camarins para proteger Steve Forbes de Tim Commerford

Após todo esse constrangimento, o RATM foi informado nos bastidores de que não voltaria para a segunda parte do programa, quando iria tocar “Bullet In The Head”.

Revoltado, o baixista Tim Commerford decidiu dar um uso para as bandeiras que foram removidas do palco: transformar em uma bola para jogar na cara de Steve Forbes. Tom Morello relembrou a cena em entrevista ao documentário (via NME):

Timmy não gosta de atitudes assim, e ele decidiu se expressar. Ele rasgou uma das bandeiras, a transformou em uma bola de pano e entrou no camarim de Forbes para atacá-lo. Felizmente, não era um objeto exatamente sólido, então ninguém se feriu. Mas os corredores estavam cheios de agentes do Serviço Secreto, e eles trancaram a gente no nosso camarim para proteger Steve Forbes e sua família.

Depois de um tempo fomos escoltados para fora e colocados numa sarjeta em 30 Rock [endereço onde é gravado o programa]. Você pode notar que o Rage nem aparece nas despedidas daquele episódio. Mesmo assim, eu fui no ‘after party’ [risos]”.

Depois do incidente, o Rage Against The Machine foi supostamente banido do Saturday Night Live – ainda que os organizadores do evento neguem que qualquer atração esteja banida – e até hoje nunca mais botou os pés por lá. Pelo menos Morello curtiu a festinha em 1996!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!