27/05 a 01/06

Saiba o que é um "savant musical"

O dia em que Billy Corgan (Smashing Pumpkins) foi diagnosticado como um "gênio da música"

Vocalista contou história de quando tirou a maior nota do estado em teste musical, com apenas sete anos

Billy Corgan, do Smashing Pumpkins
Foto via Shutterstock

Nem todos os rockstars têm uma história bonita sobre a primeira vez que pegaram uma guitarra nas mãos. Billy Corgan, por exemplo, só foi aprender um instrumento sete anos depois de ser diagnosticado como um “gênio da música”.

Como muitos fãs sabem, o líder do Smashing Pumpkins teve uma infância difícil por causa da profissão do pai, um traficante de drogas, e colocar o filho para fazer aulas de música estava longe de ser uma prioridade para a família.

Em entrevista ao programa de Howard Stern, Corgan disse que foram os professores da sua escola os primeiros a perceberem seu talento para a música, depois que ele tirou uma nota altíssima – a maior do estado – em um teste de aptidão (assista no vídeo mais abaixo):

“Quando eu tinha uns 7 anos de idade, vieram até a minha escola e fizeram um teste musical estranho com todo mundo. Eles tocavam tons diferentes e a gente tinha que dizer qual era mais alto, mais baixo, esse tipo de coisa. Era bem simples, pra mim pelo menos. Uma semana depois, chamaram a minha família na escola e o diretor disse: ‘o seu filho tirou a maior nota que alguém já conseguiu nesse teste no estado de Illinois. O resultado foi tão alto que queremos testá-lo de novo, para garantir que ele não simplesmente chutou as respostas'”.

Já pensou?!

Billy Corgan e a Síndrome de Savant

No segundo teste, ficou comprovada a destreza de Billy Corgan para a música mesmo sendo tão pequeno. O diretor da escola sugeriu que ele poderia ter a Síndrome de Savant, um distúrbio neurológico raro em que a pessoa desenvolve habilidades extraordinárias em uma determinada área.

Mesmo com esse diagnóstico de “gênio da música”, a família do vocalista dos Pumpkins não incentivou que ele aprendesse um instrumento:

“Então eles me testaram ali mesmo, e eu tirei uma nota ainda maior. Naquela hora disseram que eu provavelmente era um ‘savant’ musical e que eu precisava tocar alguma coisa, e deram o contato de uma orquestra. Eu peguei o folheto e circulei a bateria e o saxofone – não sei por que, mas eu queria tocar saxofone [risos]. Mas quando mostrei para o meu pai, ele falou: ‘eu não vou pagar isso!’, qualquer que fosse o custo daquilo tudo. E esse foi o fim da história”.

Líder do Smashing Pumpkins fala sobre referências na guitarra

Billy Corgan só foi aprender a tocar guitarra mesmo sete anos depois, quando estava com 14, e por iniciativa própria. Autodidata, ele criou seu próprio jeito de tocar inspirado em lendas do rock como Jimi Hendrix, o Led Zeppelin e o Black Sabbath.

Você pode ouvir essa história completa no vídeo abaixo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!