Caso encerrado

ASAP Rocky inocentado: entenda todos os detalhes do julgamento

Rocky era acusado de apontar e atirar contra o ex-amigo ASAP Relli durante uma discussão.

Julgamento ASAP Rocky
Foto: Reprodução

Na última terça-feira (18), um júri de Los Angeles declarou o rapper ASAP Rocky inocente das duas acusações de agressão com arma semiautomática, relacionadas a um incidente ocorrido em 2021 em Hollywood. A decisão trouxe alívio ao artista e encerrou um julgamento que atraiu atenção internacional, especialmente pela presença constante de sua parceira, a cantora Rihanna, no tribunal.

Rocky era acusado de apontar uma arma para o ex-amigo Terell Ephron, conhecido como ASAP Relli, durante uma discussão acalorada no dia 6 de novembro de 2021. Segundo a acusação, o rapper teria disparado duas vezes na direção de Ephron durante um segundo confronto, ainda no mesmo dia, resultando em um ferimento leve na mão da suposta vítima. O incidente ocorreu próximo a um hotel em Hollywood, não muito distante da icônica Calçada da Fama.

O julgamento

O julgamento começou no final do mês passado e, caso fosse condenado, ASAP Rocky poderia enfrentar uma pena de 24 anos de prisão. No tribunal, Ephron, que já integrou o coletivo de hip-hop ASAP Mob , alegou que o rapper teria dito “que o mataria” antes de abrir fogo.

Documentos judiciais alegaram que várias balas foram disparadas, uma das quais teria pego de raspão os dedos de Ephron. A promotoria afirmou também que partes do incidente foram capturadas em filmagens de vigilância, incluindo algumas filmagens que incluíam áudio de tiros, embora não houvesse um vídeo mostrando o incidente.

No entanto, a defesa argumentou que a arma utilizada era, na verdade, um acessório cenográfico usado em videoclipes, que disparava apenas festins. Além disso, os advogados do rapper apontaram que Ephron teria sido o agressor na situação e que sua denúncia poderia ter motivações financeiras, sugerindo uma tentativa de extorsão.

A$AP Rocky optou por não depor durante o julgamento, o que foi considerada uma atitude arriscada, já que o colocaria sob o crivo dos promotores. No tribunal, a defesa se concentrou em descredibilizar o testemunho de Ephron e reforçar a tese de que o caso era uma tentativa de obter ganhos financeiros indevidos.

A absolvição de ASAP Rock

O júri, composto por 12 pessoas, levou dias para deliberar sobre o veredicto. Uma jurada, em entrevista ao canal Nique at Nite, revelou que, apesar de muitos acreditarem que a arma fosse real, não havia evidências suficientes para uma condenação. “Nós realmente fizemos o melhor que podíamos com as instruções e evidências que tínhamos”, declarou.

Outro ponto crucial foi a falta de provas materiais. Não foram encontradas cápsulas de balas no local e o próprio Ephron demorou dias para reportar o incidente à polícia e buscar atendimento médico. Além disso, as filmagens das câmeras de segurança, apresentadas pela acusação, continham apenas o áudio dos disparos, sem imagens claras do momento do suposto tiroteio.

O jurado revelou que a maioria dos juri acreditava que a suposta arma era real. “Acho que a maioria de nós sentia que era uma arma. Apenas pelo comportamento nos vídeos e por alguns dos depoimentos. Porém, nós não consideramos confiáveis todos os depoimentos das testemunhas.”

Repercussão

Ao ouvir o veredicto, ASAP Rocky mergulhou na plateia do tribunal, abraçando familiares e e a sua esposa, Rihanna. “Obrigado por salvarem minha vida”, disse ele ao júri. Do lado de fora, o rapper agradeceu a Deus e celebrou o fato de continuar livre.

Rihanna, que acompanhou diversas audiências ao lado dos filhos do casal, usou as redes sociais para expressar gratidão: “A glória pertence a Deus e somente a Ele! Agradeço, humildemente, por Sua misericórdia”.

O advogado de Rocky, Joe Tacopina, classificou o caso como “uma tentativa de extorsão, pura e simples”, enquanto o promotor Nathan Hochman, mesmo respeitando a decisão do júri, reforçou o compromisso do escritório em buscar justiça, independentemente da fama ou influência dos envolvidos.

Com a absolvição, ASAP Rocky retoma sua trajetória na música sem o risco de enfrentar até 24 anos de prisão. Seu histórico de sucesso, com álbuns como Long. Live. A$AP e At.Long.Last.A$AP liderando as paradas da Billboard, agora deve ganhar mais um capítulo, com o próximo projeto Don’t Be a Dumb – ainda sem data de lançamento confirmada.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! RADAR

Quer ouvir artistas e bandas que estão começando a despontar com trabalhos ótimos mas ainda têm pouca visibilidade? Siga a Playlist TMDQA! Radar para conhecer seus novos músicos favoritos em um só lugar e aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!