Celebrando o legado

5 vezes em que o Nirvana fez história após a morte de Kurt Cobain

Confira alguns momentos em que Dave Grohl, Krist Novoselic e Pat Smear homenagearam o legado da banda

Nirvana (Dave Grohl, Krist Novoselic e Kurt Cobain)
Reprodução/YouTube

O Nirvana encerrou suas atividades após o falecimento precoce do seu líder Kurt Cobain, em 1994, mas o legado da icônica banda continuou sendo enaltecido por seus membros sobreviventes e colegas da indústria.

Apesar de ter atraído uma legião de fãs enquanto estavam na estrada, a morte do vocalista também provocou um novo interesse pela banda. O público de outras gerações descobriu os discos clássicos, como Nevermind (1991) e In Utero (1993), do grupo que ajudou a definir o movimento grunge no início dos anos 1990.

Os fãs do Nirvana já foram presenteados algumas vezes por encontros promovidos por seus membros remanescentes, Dave Grohl, Krist Novoselic e Pat Smear. Nas ocasiões, os músicos foram apoiados tanto por artistas veteranos como cantores mais novos, que prestaram belas homenagens ao saudoso Kurt Cobain.

A seguir, separamos cinco momentos em que o Nirvana fez história após o falecimento de seu vocalista original.

5 vezes em que o Nirvana fez história após a morte de Kurt Cobain

Com Joan Jett no Hall da Fama

O Nirvana foi induzido ao Hall da Fama do Rock and Roll em 2014 e, durante a cerimônia, os membros sobreviventes do grupo homenagearam a banda e Kurt Cobain com uma performance do clássico de 1991 “Smells Like Teen Spirit”, conduzido pela lendária Joan Jett. Juntos eles fizeram uma performance de peso com Joan mostrando seus poderosos vocais e contribuindo com a guitarra.

Com Post Malone na festa de 50 anos do SNL

Depois de ter demonstrado sua habilidade em cantar hits do Nirvana durante uma live na pandemia, Post Malone foi convidado pelos integrantes da banda grunge para se juntar a eles na última sexta-feira (14) durante a comemoração dos 50 anos do programa Saturday Night Live.

Na performance especial, descrita por Adam Sandler como “Post Nirvana”, o músico soltou a voz cantando o hino do disco Nevermind, “Smells Like Teen Spirit”. Após a incrível apresentação, muitos fãs estão pedindo uma turnê do Nirvana com Post Malone nos vocais.

Com Kim Gordon no Hall da Fama

Kim Gordon, ex-vocalista e baixista do Sonic Youth, se tornou uma amiga próxima de Kurt Cobain, principalmente depois de ter recomendado o Nirvana à renomada gravadora Geffen.

Por essa relação e por ser um importante nome da cena do Rock, a artista também integrou a homenagem que Grohl, Novoselic e Smear fizeram dedicada ao grupo na cerimônia do Hall da Fama do Rock and Roll em 2014. Ao lado dos músicos, Gordon cantou o sucesso de 1991, “Aneurysm”, e a sintonia foi tão boa que parecia que ela já tocava ao lado deles há décadas.

Com Joan Jett, Kim Gordon, Violet Grohl e St. Vincent em 2025

Os fãs do Nirvana foram presenteados recentemente com uma performance pra lá de especial dos membros sobreviventes da banda durante o FireAid. Dave Grohl, Krist Novoselic e Pat Smear receberam diversas convidadas talentosíssimas para cantar algumas faixas do grupo.

No evento que foi transmitido ao vivo mundialmente, os músicos dividiram o palco com a filha de Grohl, Violet que cantou “All Apologies”; com Kim Gordon que apresentou “School”, St. Vincent interpretou “Breed” e a veterana Joan Jett ficou responsável por cantar “Territorial Pissings”.

Com St. Vincent no Hall da Fama

A indução do Nirvana no Hall da Fama do Rock and Roll proporcionou encontros sensacionais entre os membros do grupo e artistas super talentosas. Quem também marcou presença na homenagem dedicada a Kurt Cobain foi a incrível St. Vincent. A artista interpretou o clássico “Lithium”, música lançada no emblemático álbum Nevermind em 1991. Na época, Dave Grohl mostrou sua admiração pela artista e explicou o convite afirmando que a cantora era “perversa e está ultrapassando fronteiras agora”.