
Os anos estão passando e nenhuma geração está imune aos efeitos do tempo, não é mesmo? Especialmente para quem gosta de filmes, séries, músicas e tudo o que envolve o entretenimento e a cultura pop, o choque de realidade quanto à própria idade vem na forma de “aniversários”.
Em 2025, por exemplo, alguns clássicos do cinema considerados contemporâneos estão completando incríveis 20 anos de lançamento. Especialmente para quem cresceu nos anos 1980 e 1990, pode ser chocante descobrir que alguns dos seus filmes da juventude estrearam há tanto tempo.
Sendo assim, confira os principais destaques do ano de 2005 e veja como algumas franquias estavam ainda no início, gêneros como um todo estavam na sua alvorada enquanto outros davam seus últimos suspiros e como alguns filmes a gente sequer consegue explicar como conseguiram ser produzidos!
Franquias de sucesso
Enquanto algumas das franquias de filmes mais populares de todos os tempos estavam caminhando firme no ano de 2005, outras estavam deixando os fãs de cabeça quente.
Harry Potter e o Cálice de Fogo, por exemplo, levava para as telonas o quarto filme do mundo bruxo, adaptando o livro favorito de muitos entusiastas desse universo. Já Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith encerrava a trilogia de origem da saga criada por George Lucas, agradando muito menos gente do que a expectativa inicial.
Esse também foi o ano da estreia de As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa, dando início às adaptações de uma franquia super popular.
Também estreavam A Era do Gelo 2 e o primeiro Madagascar, enquanto O Guia do Mochileiro das Galáxias não engrenou e acabou morrendo na praia, mesmo com todo o potencial da obra de Douglas Adams.
Super-heróis: que fase…
O grande pontapé inicial para o sucesso dos super-heróis foi dado em 2008, com o Homem de Ferro. Antes disso, as adaptações de quadrinhos viviam altos e baixos – alguns muito altos e outros muito baixos.
O ano de 2005 foi o melhor exemplo da amplitude gigante entre os sucessos e os fracassos do gênero. Na Marvel, enquanto o sonho de ver o Quarteto Fantástico foi destruído por um filme horroroso e Elektra foi contemplada com uma das piores adaptações já feitas, a DC via um novo Homem Morcego chegar, com pegada bem mais dark do que as tentativas anteriores. Sim, já faz 20 anos que Batman Begins estreou.
Também foi lançada ali a adaptação de Constantine, com Keanu Reeves. Ela deixou alguns fãs bastante irritados por desvirtuar muitos aspectos das HQs, mas acabou sendo um filme interessante e costuma ser lembrado com carinho por quem assistiu na época.
Falando em HQ, Sin City também chegou às telonas com um filme noir diferenciado. Não é uma obra-prima, mas marcou época.
Blockbusters e animações
Quando o assunto é dinheiro, o pessoal já gastava sem dó mesmo duas décadas atrás. Alguns filmes tiveram grande sucesso e fizeram valer o investimento, como Guerra dos Mundos e King Kong. Sr. & Sra. Smith, O Senhor das Armas e A Fantástica Fábrica de Chocolate também foram bem de bilheteria e ficaram marcados na memória de quem viveu aquele período. Cruzada, por sua vez, deixou a desejar e muita gente queria esquecer que já viu.
Quem também tem um alto custo de produção são as animações, que apareceram com Robôs, A Noiva Cadáver e Garfield 2, além das já citadas franquias.
E foi há 20 anos que estreava O Galinho Chicken Little, que herdava um bocado da estética nos anos 1990.
Isso aqui é arte
Vários filmes genuinamente bons estrearam em 2005. Alguns clássicos como O Segredo de Brokeback Mountain entraram para o imaginário popular – nesse caso, pela excelente atuação de Heath Ledger, que morreria três anos depois.
Memórias de uma Gueixa, O Jardineiro Fiel, Orgulho e Preconceito, Volver e Capote também entram na lista de aniversariantes de 20 anos, além do vencedor do Oscar do ano seguinte, Crash. Esse é considerado um dos premiados mais fracos na história da categoria Melhor Filme, mas, querendo ou não, virou um ícone daquele ano.
No Brasil, o clássico 2 Filhos de Francisco era a bola da vez e, voltando a falar de animações, o Studio Ghibli lançou Castelo Animado.
Terror: uma máquina de sucesso e de continuações
Os filmes de terror têm uma fórmula um pouco peculiar de produção. Tantas obras são lançadas todos os anos que, estatisticamente, pelo menos alguns vão ser acima da média. Em 2005, tivemos o ótimo O Exorcismo de Emily Rose, um verdadeiro clássico recente, e Jogos Mortais 2, que na época era um dos títulos com maior hype entre os fãs.
Mas também saíram O Chamado 2 e A Casa de Cera, aquele que tinha a artista multifacetada Paris Hilton no elenco. Água Negra também recebeu críticas e, realmente, não é bom como o original japonês, mas o distanciamento do tempo inocentou a produção, que é aceitável.
Comédias de qualidade ou delírio coletivo?
Alguns dos filmes de comédia do começo dos anos 2000 têm um lugar muito especial no coração dos cinéfilos devido à nostalgia. Porém, ao assisti-los novamente agora, com certa análise crítica, fica um pouco difícil de defender.
Penetras Bons de Bico, Hitch – Conselheiro Amoroso e Os Gatões: A Nova Balada são alguns casos que caem em clichês de machismo e objetificação que tomavam conta de Hollywood na época em que foram lançados. São engraçados, mas alguns pontos são… constrangedores.
Falando em vergonha, também foi em 2005 que Vovó…Zona 2 chegou às telonas. Um dos filmes mais difíceis de explicar como saiu do papel ganhou uma continuação – na verdade, foi fechada até uma trilogia, seis anos depois.
E, para não dizer que as comédias daquela época eram todas questionáveis, também estreou O Virgem de 40 Anos, um dos maiores sucessos da década. Talvez ela caia em alguns estereótipos como os já citados, mas passa tranquilamente pelo teste de ser assistido novamente, agora na fase adulta.
Menções honrosas
Algumas produções daquele ano entraram para o imaginário popular, mas não viraram grandes clássicos. Então vale a menção a Syriana – A Indústria do Petróleo, Tudo Acontece em Elizabethtown, As Aventuras de Dick e Jane, A Lenda do Zorro e Miss Simpatia 2. Lembrou de mais algum por aí?
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS
Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!