Ao longo de toda a carreira, Marcelo D2 sempre fez questão de reverenciar seus mestres. Não é nada incomum o rapper citar em letras ou entrevistas os grandes álbuns, filmes e livros que o inspiraram.
Foi assim quando ele falou com o Podcast TMDQA! em 2022, quando não fugiu da pergunta e elegeu o maior artista da história do rock, o maior do rap e o maior do samba.
Algum tempo antes, a revista Noize convidou D2 para escolher oito filmes e livros que mais transformaram a sua forma de enxergar a vida e a arte – e as escolhas foram surpreendentes!
Marcelo D2 citou livro dos Beastie Boys, documentário sobre MPB e mais
Na lista de quatro livros, Marcelo D2 incluiu obras fotográficas de gigantes como Malick Sidibé e Pierre Verger, que ele considera ser “o fotógrafo que melhor registrou o Brasil”. Ele também citou uma biografia dos Beastie Boys lançada em 2018 pelos próprios Mike D e Ad-Rock.
Na hora de escolher os filmes, D2 evitou blockbusters e citou dois filmes voltados para a cultura do skate: Kids (1995), do diretor Larry Clark representando a “velha guarda”, e Blessed (2018), um filme da Supreme que o rapper chamou de “inovador”.
Outra escolha que chamou atenção foi Saravah (1972), filme gravado no Brasil pelo diretor francês Pierre Barouh, que tem aparições de gigantes da MPB (via Noize):
“É o filme do Pierre Barouh, que veio para o Brasil e gravou algumas das cenas mais incríveis da música brasileira. Tem João da Baiana tocando prato e sambando, enquanto o Baden Powell toca violão. Tem Paulinho da Viola, Maria Bethânia, Pixinguinha… esse filme me inspirou muito para o disco ‘Assim Tocam os Meus Tambores’. Gosto de assistir sempre que estou gravando disco. Um filme simples com uma linguagem de documentário dos anos 1970, é um marco na história”.
Confira abaixo todos os filmes e livros favoritos de Marcelo D2!