Tocando seus clássicos

Led Zeppelin: vídeo inédito achado em gaveta é liberado após 45 anos - assista

Gravação foi feita por um fã durante um show na Dinamarca em 1979

Led Zeppelin, vídeo inédito achado em gaveta é liberado após 45 anos
Reprodução/YouTube

Para a felicidade dos fãs do Led Zeppelin, um registro inédito da lendária banda foi disponibilizado depois de 45 anos.

O material, que estava guardado em uma gaveta ao longo de todos esses anos, apresenta um vídeo de 13 minutos, gravado em filme de 8 mm durante uma performance do grupo no Falkoner Centre em Copenhague, Dinamarca, em julho de 1979. A apresentação foi a segunda data de dois shows que a banda realizou como um aquecimento antes de suas últimas datas no Reino Unido, em Knebworth, no mês seguinte.

A Louder Sound (via NME) aponta que as filmagens foram registradas por um fã chamado Lennart Ström, que revelou a existência do vídeo no ano passado. As imagens foram escaneadas pela empresa norte-americana Reel Revival Film e teve suas cores corrigidas pelo The Pink Floyd Research Group. O vídeo ainda foi comparado com uma gravação de áudio do show em questão.

Vídeo inédito do Led Zeppelin foi liberado 45 anos depois

A filmagem que foi disponibilizada nesta semana no canal do YouTube ledzepfilm apresenta partes de “The Song Remains The Same”, “Black Dog”, “Nobody’s Fault But Mine”, “Over The Hills And Far Away”, “Misty Mountain Hop”, “Since I’ve Been Loving You”, “No Quarter”, “Hot Dog”, “Rain Song”, “Stairway To Heaven”, “Whole Lotta Love” e mais.

Além disso, o material ainda inclui um solo de guitarra ao vivo de Jimmy Page. Em entrevista ao Led Zeppelin News, o fã Lennart Ström fez um relato sobre o dia em que filmou o show:

“Trouxemos a câmera Super 8 para testar um novo filme que funcionaria em ambientes fechados. Não foi problema entrar com a câmera, ela era bem pequena e acho que eu a coloquei nas minhas calças, nas costas. Filmar não era algo tão comum naquela época. Eles procuravam mais por equipamentos de áudio.

O show da noite anterior foi, de acordo com os jornais, um desastre devido às falhas elétricas que o laser havia causado. Então, havia geradores parados no beco por onde passamos antes de entrar. Não entendíamos por que eles estavam lá, mas me lembrei daquele exército de geradores. Então, é claro que ficamos preocupados com o show.”

Ström ainda disse que havia “mantido esse filme em uma gaveta todos [esses] anos” e apontou que fez uma cópia digital, mas não conseguiu encontrá-la. “[Eu] mostrei para alguns amigos guitarristas, que enlouqueceram. E ainda era a versão sem áudio”, revelou.

Assista ao vídeo inédito do show do Led Zeppelin no player abaixo.