"Eu nem sabia que disco era tributado"

Fernando Haddad promete rever impostos de importação para discos de vinil

Atual Ministro da Fazenda mandou recado para Secretário Especial da Receita Federal durante participação em podcast

Fernando Haddad fala sobre isentar impostos em discos de vinil
Reprodução/YouTube

Os fãs de música podem estar prestes a ter uma ótima notícia em breve. Em participação no podcast Inteligência Ltda, o atual Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, prometeu averiguar no futuro próximo a possibilidade de isentar os impostos de importação de discos de vinil, que têm sido cada vez mais procurados pelos fãs de música.

O Ministro deu a declaração ao responder uma pergunta enviada por internauta no programa, que pedia para que os discos seguissem a mesma lógica dos livros – estes não têm impostos de importação, já que trata-se de um incentivo à cultura. Haddad pareceu concordar com a lógica, e mostrou inclusive desconhecimento sobre esse tributo.

Ele afirmou, prometendo uma reunião com o Secretário Especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, ainda nesta segunda-feira (24) para analisar o tema:

“Eu nem sabia que disco era tributado, porque livro não é. Compro livro importado e nunca paguei tributo. Prometo ver isso, com carinho […] Vou discutir com o Barreirinhas. Se você estiver me ouvindo, Dr. Barreirinhas, já reserve na segunda uma horinha para mim.”

Boa novidade? Por enquanto, veja o corte da fala de Fernando Haddad ao final da matéria.

Fernando Haddad e a importação de discos de vinil

Vale lembrar que, nos últimos anos, o mercado de formatos físicos – incluindo principalmente os discos de vinil – tem estado em franca ascensão. Um estudo de 2023 feito nos EUA, por exemplo, mostra que as vendas de vinil aumentaram em cerca de 14,2% com relação ao ano anterior, e a tendência tem se mantido em anos seguintes.

Por aqui, o alto custo de importação ainda desencoraja muitos fãs de música, mas vale ressaltar o trabalho de diversos selos pelo país que têm produzido lindas edições em vinil para álbuns brasileiros, como ocorreu recentemente com Djavan.

A gente fica na torcida para que os custos de discos e CDs possam ser diminuídos, ajudando a manter essa tradição tão importante dos fãs de música viva!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!