A cena do rock britânico

As 2 únicas boas bandas inglesas dos Anos 2000 para Noel Gallagher

Cofundador do Oasis revela quais foram os últimos grupos que chamaram sua atenção na cena do rock

Noel Gallagher
Foto por Matt Crockett

Noel Gallagher se consolidou como um dos artistas mais influentes do Rock, principalmente por seu trabalho excepcional no Oasis.

A banda de britpop que foi fundada por Noel e seu irmão Liam Gallagher em 1991 apresentou ao público hits como “Wonderwall”, “Don’t Look Back in Anger” e “Champagne Supernova” e serviu de inspiração para diversas gerações de músicos.

Tanto o Oasis como o Blur são considerados por muitos como algumas das últimas bandas de rock de destaque que surgiram na Inglaterra, mas Noel Gallagher certa vez destacou outros dois grupos que chamaram sua atenção nos anos seguintes.

Noel Gallagher aponta as duas únicas bandas decentes dos Anos 2000

Em uma entrevista de 2012 ao Portland Mercury (via Far Out), Gallagher apontou dois grupos de rock do Reino Unido que foram excelentes em sua avaliação e criticou a escassez de bandas de qualidade durante aquela época:

“As duas últimas grandes bandas que surgiram da Inglaterra foram o Kasabian e o Arctic Monkeys, e isso foi há mais de dez anos. Depois disso, em 10 anos, a Inglaterra não produziu, muito menos uma grande banda, nem mesmo uma boa. É triste se você pensar na Inglaterra como o centro do universo musical — nenhuma grande banda em dez anos. Que monte de merda.”

Como lembrado por Noel, a Inglaterra foi responsável por apresentar ao mundo alguns dos nomes mais influentes do rock como Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd, Led Zeppelin, Judas Priest e tantos outros grupos que entraram para a história da indústria.

A seguir, descubra um pouco mais sobre as duas bandas mencionadas por Noel Gallagher!

Arctic Monkeys

O Arctic Monkeys ficou conhecido como uma das principais bandas da cena indie rock dos anos 2000, e o grupo mostrou sua maturidade ao passar por algumas mudanças sonoras ao longo de sua carreira.

Após ter apresentado fortes referências a bandas como o Oasis em seu disco de estreia Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not (2006), o grupo passou a incluir elementos de outras inspirações nos trabalhos seguintes, como é possível ver nos discos AM, em que a banda abraça influências do hip-hop, R&B e blues, e principalmente Tranquility Base Hotel & Casino (2018) e The Car (2022), que têm arranjos mais complexos, com destaque para o piano e as orquestrações.

Kasabian 

O Kasabian atraiu os olhares dos amantes de música com sua sonoridade marcada por uma fusão de rock, psicodelia e música eletrônica, e um dos seus primeiros sucessos foi a faixa “Club Foot”, que integrou o disco de estreia homônimo da banda lançado em 2004.

O grupo continuou a evoluir seu som com o passar dos anos, apostando em arranjos mais experimentais mas sem perder sua essência, mesmo com a mudança de alguns integrantes. O Kasabian segue sendo um dos nomes mais relevantes da música britânica, com uma carreira marcada por sua constante reinvenção musical.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! RADAR

Quer ouvir artistas e bandas que estão começando a despontar com trabalhos ótimos mas ainda têm pouca visibilidade? Siga a Playlist TMDQA! Radar para conhecer seus novos músicos favoritos em um só lugar e aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!