
Andreas Kisser, líder e guitarrista do Sepultura, voltou a falar sobre o encerramento da atual turnê da banda, Celebrating Life Through Death.
A excursão que teve início em março de 2024 celebra os 40 anos de carreira da influente banda de Metal e também marca a despedida do grupo dos palcos. Assim como já foi adiantado por Kisser, é possível que a turnê dure até 2026.
Em uma nova entrevista à revista alemã Metal Hammer (via Blabbermouth), Andreas comentou mais alguns detalhes sobre o planejamento do Sepultura em relação ao último show da turnê, cujo local ainda deve ser definido entre duas principais opções, segundo o guitarrista:
“Estamos planejando fazer um show muito grande em São Paulo, Brasil, ou em Belo Horizonte [cidade natal do Sepultura]. Ainda estamos equilibrando essas ideias. Mas no final de 2026, gostaríamos de fazer este último show. Gostaríamos de estender [a turnê até lá].
Não há razão para pararmos com pressa só porque anunciamos [a] última [turnê] há dois anos ou mais. Nós nos divertimos muito no ano passado. Este ano já está ótimo… Estamos fazendo o Lollapalooza na América do Sul — Brasil, Argentina e Chile. Temos alguns shows na América Central, alguns festivais este ano na Europa e alguns shows especiais. Em 2026 gostaríamos de fazer todos os grandes festivais e terminar no Brasil.”
As expectativas estão altas sobre o último show da Celebrating Life Through Death, uma vez que muitos acreditam que a banda pode reunir seus ex-integrantes em uma performance única para finalizar a trajetória da banda da melhor maneira.
No final do ano passado, aliás, Kisser disse que a banda pensa em convidar todos os ex-membros, “incluindo os irmãos Cavalera”, para o último show. No entanto, ele apontou:
“Vamos ver o que acontece. Estamos trabalhando para isso, para ter uma grande celebração para os fãs”.
Será que vem aí?
Turnê de despedida do Sepultura
Na entrevista recente, Andreas Kisser também comentou sobre como tem sido a turnê de despedida até agora e celebrou a relação que a banda criou com tantos fãs ao longo dos anos:
“É incrível. E é ótimo sentir e ver que o Sepultura é importante na vida de tantas pessoas. Muitas pessoas ficam muito emocionadas indo aos shows, lembrando do primeiro show ou da primeira camiseta, da primeira música que ouviram. Algumas pessoas que conheceram suas esposas em um show do Sepultura, se casaram, trouxeram seus filhos. É incrível.”
O guitarrista definiu que o Heavy Metal é uma grande família, e apontou que isso acontece não só com os fãs do Sepultura, mas com toda a comunidade do Metal. Ele acrescentou:
“É ótimo ver que muitas pessoas que nunca viram o Sepultura antes estão vindo para ver o Sepultura pela primeira vez, o que é ótimo. E não apenas os jovens — pessoas que estão seguindo o Sepultura por tantos anos, eles nunca viram o Sepultura ao vivo, e agora que dizemos que esta é a última [turnê que faremos], eles estão saindo de suas casas para vir nos ver. Então é ótimo. Estamos nos divertindo muito.”
O músico veterano ainda apontou que não vê a despedida como uma situação triste ou melancólica, já que tanto ele como seus companheiros de banda estão se sentindo ótimos e se divertindo muito enquanto comemoram a banda. A gente fica feliz em saber!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL
Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!