
Para muitos, o The Yardbirds é a verdadeira banda pioneira do rock n’ roll e principal ícone do estilo nos anos 1960. Mas não para Eric Clapton, ex-integrante que saiu do grupo dois anos depois de entrar, porque achou o som muito pop.
Você provavelmente conhece os Yardbirds por ter revelado três dos maiores guitarristas de rock em todos os tempos. Passaram pela banda britânica ninguém menos que Clapton e Jeff Beck, que depois tiveram carreiras solo brilhantes, e Jimmy Page, que formaria o Led Zeppelin.
Mas Clapton foi o primeiro a ser convidado pra banda formada em Londres, em 1963, pelo vocalista Keith Relf, o baterista Jim McCarty, o guitarrista Chris Dreja e o baixista Paul Samwell-Smith.
No início, a ideia era fazer blues puro, tocando covers de Howlin’ Wolf, Muddy Waters e Bo Diddley. Esse formato fez tanto sucesso que a banda sucedeu os Rolling Stones como atração fixa do lendário Crawdaddy Club.
Mas a coisa mudou de figura em 1964, quando os Yardbirds assinaram um contrato com a Columbia e começaram a gravar seus primeiros singles… desagradando o guitarrista.
Continua após o vídeo
Eric Clapton queria um Yardbirds mais experimental
A era do The Yardbirds na Columbia começou com um show histórico no Marquee Club de Londres, lançado como o álbum Five Live, que não fez muito sucesso na época mas se tornou um registro raro do início de carreira de Eric Clapton.
O problema começou quando eles lançaram as inéditas “I Wish You Would”, “Good Morning, School Girl” e especialmente “For Your Love”, que entrou para o Top 10 do Reino Unido, Estados Unidos e Canadá – assista no player acima.
Acontece que essas músicas tinham o formato tradicional de rádio, com até três minutos e pouco espaço para experimentação – e quem já viu um show de Clapton sabe que só um solo curto de guitarra do cara já dura três minutos.
Frustrado com o sucesso do single, o guitarrista abandonou os Yardbirds abruptamente no começo de 1965. A banda tinha shows marcados e precisou encontrar um substituto às pressas, e encontrou simplesmente Jeff Beck. Ele fez sua primeira apresentação com o grupo apenas dois dias após a saída de Clapton.
Jeff Beck e Jimmy Page tomam conta dos Yardbirds
Beck ficou na banda até 1966, época em que os Yardbirds mergulharam definitivamente no rock mais comercial, mas também exploraram o rock psicodélico. O novo guitarrista foi o responsável por introduzir várias inovações com o instrumento, como o uso dos efeitos fuzz, reverb e distorção, e a técnica de hammer-on nos solos.
Jimmy Page se juntou ao grupo no último ano de Jeff Beck, e juntos eles criaram músicas consideradas as precursoras da psicodelia, como “Shapes of Things” e “Happenings Ten Years Time Ago” (assista abaixo), além de hits de rádio como “Heart Full of Soul” e “Evil Hearted You”.
Os Yardbirds lançaram seu último álbum, Little Games, em 1967, e se separaram no ano seguinte. A banda influenciou contemporâneos como os Beatles, The Who, Velvet Underground e Jimi Hendrix, e também criou raízes para o surgimento do rock progressivo, do heavy metal e até do punk rock.
Nos anos 1970, Jeff Beck e Eric Clapton deram início a carreiras solo incríveis, com mais de 50 anos de estrada e 20 álbuns lançados para cada um, e Jimmy Page se tornou um dos guitarristas mais icônicos de todos os tempos com o Led Zeppelin.
Acho que deu tudo certo, né Clapton?!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS
Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!