Ícones da história da música

As 2 mulheres que foram profundas referências para Andreas Kisser na música

Líder do Sepultura refletiu em conversa com o TMDQA! sobre a importância de algumas mulheres em sua vida

Andreas Kisser Amplifica
Crédito: reprodução

Andreas Kisser, líder do Sepultura e influente músico da cena do Metal, refletiu recentemente sobre a importância de algumas mulheres em sua vida não apenas no campo profissional, mas também no pessoal.

Em conversa com o TMDQA!, para a coluna Palavra de Peso, com Isis Correia, o icônico guitarrista revisitou o papel das mulheres em sua jornada, mencionando familiares, sua saudosa esposa Patrícia Kisser, mulheres fundamentais na trajetória da banda e também compositoras e instrumentistas que marcaram sua vida.

Mulheres que foram referências para Andreas Kisser na música

Entre essa última categoria, estão duas artistas que serviram de grande referência para ele na música.

O guitarrista mencionou a violonista francesa Ida Presti, pioneira no violão clássico, e a compositora e pianista Chiquinha Gonzaga, cuja coragem e talento tiveram grande impacto no chorinho, um estilo que ele aprecia profundamente.

Kisser chamou atenção para o fato de que essas mulheres desafiaram barreiras e deixaram legados significativos na música e nas artes, servindo de inspiração para muitas gerações.

A seguir, confira mais alguns detalhes sobre as duas musicistas citadas por Andreas Kisser!

Ida Presti

Ida Presti foi uma violonista e compositora clássica francesa que ganhou destaque como uma criança prodígio antes de se tornar uma das violonistas mais influentes da história.

A artista ficou mais conhecida por sua carreira como solista e com a dupla de violões Presti-Lagoya, formada com seu marido Alexander Lagoya. Juntos, eles realizaram mais de 2 mil concertos de sucesso.

Chiquinha Gonzaga

Chiquinha Gonzaga era uma compositora e instrumentista brasileira que se tornou a primeira pianista de choro, além de autora da primeira marcha carnavalesca do país, intitulada “Ó Abre Alas”, em 1899.

Desde cedo, frequentou rodas de lundu, umbigada e outros ritmos oriundos da África e, com 11 anos de idade, escreveu sua primeira composição, a canção natalina “Canção dos Pastores”.

Chiquinha foi um marco na história da música e influenciou diversos artistas, principalmente por ter fortalecido o choro.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL

Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!