
O ator norte-americano Val Kilmer morreu nesta terça-feira (1), aos 65 anos, em Los Angeles, na Califórnia. De acordo com sua filha Mercedes, ele não resistiu a uma pneumonia.
Em 2014, Kilmer foi diagnosticado com câncer na garganta e chegou a se recuperar da doença, mas teve a carreira interrompida devido a uma traqueostomia que afetou suas cordas vocais.
Grande ícone de Hollywood nos anos 1980 e 1990, Val Kilmer foi um dos atores mais requisitados nessa época, oferecendo uma amplitude de papeis que dá inveja a qualquer estrela da atualidade. No entanto, seu temperamento difícil nos bastidores prejudicou algumas produções e deu a ele uma fama não muito boa.
O site Collider ranqueou os 12 melhores filmes da carreira de Val Kilmer, um guia ideal para você que não conhece a filmografia do ator para além dos blockbusters Top Gun e Batman. Esse é um dos clássicos casos em que as obras envelheceram bem, assim como o legado do artista!
12 filmes para celebrar Val Kilmer
12 – O Príncipe do Egito (1998)
Uma das animações mais legais dos anos 1990 dentre as que não pertenciam à Disney, O Príncipe do Egito teve Val Kilmer como dublador de Moisés, além do papel não creditado no qual ele foi a voz de Deus.
Na história, os inseparáveis irmãos Ramsés e Moisés cresceram juntos com muita riqueza e conforto, mas Moisés descobriu que tem descendência hebraica e recebeu um chamado divino para guiar o seu povo, escravizado justamente pelo império do qual fazia parte.
O filme da DreamWorks é um marco das animações da época e ganhou um significado ainda maior com o tempo, uma vez que a ferramenta de trabalho de Val Kilmer foi justamente a sua voz, que ele não conseguiria utilizar mais no futuro.
11 – Amor à Queima-Roupa (1993)
A participação de Val Kilmer em Amor à Queima-Roupa foi tão bizarra que deu a volta e se tornou sensacional. O protagonista era Clarence Worley (Christian Slater), que acabou se envolvendo em uma confusão depois que começou um romance com Alabama Whitman (Patricia Arquette) e eles fugiram com uma maleta de drogas que pertencia ao cafetão Drexl Spivey (Gary Oldman).
Kilmer é creditado apenas como “Mentor”, um cara vestido de Elvis Presley que aconselhou o personagem principal em um momento crucial da trama. O filme foi dirigido por Tony Scott e escrito por Quentin Tarantino, além de contar com a participação de estrelas como Dennis Hopper, Christopher Walken, Brad Pitt e James Galdolfini. É imperdível!
10 – Batman Eternamente (1996)
Val Kilmer herdou uma posição ingrata ao assumir o papel de Batman em Batman Eternamente. A Warner havia demitido o diretor Tim Burton, responsável pelos dois primeiros filmes de grande orçamento do heroi, e forçou a criação de uma versão do Homem-Morcego mais fácil de comercializar, menos adulta e assustadora que a apresentada em Batman: O Retorno.
O filme foi questionável e Kilmer acabou brigando diversas vezes com o diretor Joel Schumacher. Assim, Kilmer acabou não sendo ovacionado como Christian Bale e nem ridicularizado como George Clooney, e o resultado foi um Batman que ficou na média, ofuscado pelo estilo hiperbólico do diretor e pelo roteiro que não ajudou.
9 – Willow: Na Terra da Magia (1988)
Willow foi um grande flop na época, mas ganhou o status de cult a ponto de ter uma continuação no formato de série. No entanto, o fracasso retornou e a produção não apenas foi cancelada, mas até removida do Disney+.
O filme foi produzido por George Lucas e era uma grande mistura de O Senhor dos Aneis com Star Wars. O protagonista era Warwick Davis, um camponês que se tornou o tutor de uma criança enquanto fugiam de uma feiticeira. Já o personagem de Val Kilmer era um Han Solo da Shopee, um espadachim habilidoso que, mesmo assim, acabou sendo a melhor parte do filme devido ao carisma do ator.
8 – Coração de Trovão (1992)
Esse drama é uma obra interessante e geralmente passa batida até mesmo na filmografia de Val Kilmer. Coração de Trovão se inspirou na história real do incidente de Wounded Knee, em 1973, quando integrantes armados do Movimento Indígena Americano tomaram a reserva de Wounded Knee, em Dakota do Sul, em protesto contra a política do governo dos EUA em relação aos nativos americanos.
Kilmer interpretou um agente do FBI destacado para investigar um caso de homicídio e que acabou tendo que entrar em contato com sua própria origem indígena. Apesar de o roteiro cair no estereótipo do “salvador branco”, ainda é uma obra que deu espaço para o debate sobre a violência contra povos nativos americanos nos anos 1990.
7 – Top Gun: Ases Indomáveis (1986)
O grande blockbuster que elevou Val Kilmer ao status de estrela foi Top Gun: Ases Indomáveis. Sua atuação como o antagonista Tom “Iceman” Kazansky o colocou em patamar de igualdade com Tom Cruise e criou uma das maiores rivalidades da ficção na década de 1980.
O filme acompanhava os candidatos a pilotos de caça de uma escola da Marinha norte-americana, com destaque para o promissor Pete “Maverick” Mitchell (Cruise). Apesar de ter aquela cara de propaganda militar para atrair o público jovem, Top Gun sobreviveu bem ao passar do tempo. Val Kilmer inclusive teve uma rápida participação na continuação Top Gun: Maverick (2022), já debilitado após seu problema de saúde.
6 – Academia de Gênios (1985)
Numa época muito rica em comédias adolescentes (De Volta Para o Futuro, Clube dos Cinco e Curtindo a Vida Adoidado, por exemplo), Val Kilmer estrelou uma pérola cult chamada Academia de Gênios.
A história se passava em uma escola para jovens com altas habilidades que participavam do desenvolvimento de um laser de alta precisão. Um professor mal intencionado planejava vender os resultados para militares, mas os alunos descobriram e passaram a sabotar os vilões.
Apesar de não ser um gênero muito comum em seu currículo, a comédia foi mais uma área em que Val Kilmer se deu bem. Aqui, ele conseguiu aliar o carisma de um gênio com as inseguranças naturais de qualquer jovem, uma das melhores atuações de sua carreira.
5 – Top Secret! Superconfidencial (1984)
É uma pena que Val Kilmer não tenha feito muitas comédias, pois ele tinha muito potencial. Top Secret!, seu filme de estreia, é um dos longas de espionagem mais engraçados da década de 1980, realizado pelos mesmos criadores de Apertem os Cintos… o Piloto Sumiu.
O ator interpretou um popstar que acabou se envolvendo com a resistência francesa quando foi se apresentar na Alemanha Oriental. A produção foi uma excelente sátira aos filmes de Segunda Guerra e ícones pop como Elvis Presley.
4 – The Doors: O Mito de uma Geração (1991)
A biografia da banda The Doors foi polêmica desde o seu lançamento, mas o desempenho de Val Kilmer como Jim Morrison nunca entrou em discussão. O comprometimento foi notável, com direito a uma baita transformação corporal e até performance cantando.
O brilho do ator acabou ofuscado pela forma como o diretor Oliver Stone abordou a história do lendário grupo de rock, com liberdades criativas em eventos que realmente aconteceram. Mas uma coisa é indiscutível: Kilmer é disparado o que esse filme tem de melhor.
3 – Fogo Contra Fogo (1995)
Foram tantos filmes policiais nos anos 1990 que, para se destacar na multidão, os melhores tinham que ser realmente bons. Esse é o caso de Fogo Contra Fogo, no qual Val Kilmer contracenou com as lendas Robert De Niro e Al Pacino. A trama acompanhou a investigação de um roubo milionário que resultou na morte de três policiais.
Kilmer interpretou um membro da equipe de ladrões profissionais comandada por De Niro e investigada por Pacino. O personagem não era unidimensional, compondo uma parte fundamental do conjunto, com uma subtrama emocional que ajudou a ancorar todo o filme. Esse virou um dos filmes de roubo mais influentes de todos os tempos, e vale a pena revisitar!
2 – Beijos e Tiros (2005)
O filme dirigido por Shane Black foi um marco na retomada da carreira de Robert Downey Jr., mas não teve o mesmo efeito com Kilmer, que já aparecia mais em filmes de baixa qualidade nessa época, inclusive com lançamentos direto em home video.
Em Beijos e Tiros, porém, a química entre os protagonistas foi um dos grandes segredos para o projeto funcionar. O personagem de RDJr era um ex-criminoso que virou ator em Hollywood e contratou um investigador particular, vivido por Kilmer. Claro que eles se envolveram em um caso tortuoso e o carisma de ambos resultou em um divertido filme noir de Natal.
1 – Tombstone: A Justiça Está Chegando (1993)
Para coroar a versatilidade de Val Kilmer, um western. Tombstone contou a história de Wyatt Earp, policial que virou uma figura lendária na história dos Estados Unidos. Kilmer interpretou Doc Holliday, amigo de Wyatt, que foi vivido por Kurt Russell.
A história acompanhou Earp depois que ele se mudou para enriquecer anonimamente na cidade de Tombstone. Ao lado de seus irmãos e seu amigo Doc, ele se viu obrigado a lidar com um grupo de bandoleiros que começou a incomodar as redondezas.
A atuação de Russell e Kilmer só melhorou com o tempo e esse se tornou um clássico do período. Uma pérola na filmografia do ator.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS
Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!