
O Heavy Metal é costumeiramente associado a temas macabros como satanismo e violência por conta da ignorância de muitas pessoas – e até mesmo países, como revelou recentemente Andreas Kisser, do Sepultura, em entrevista ao G1.
O guitarrista falou sobre o tema durante a conversa como veículo e revelou ter descoberto recentemente que alguns países baniram a música do Sepultura. De acordo com ele, um exemplo é a China, país asiático com mais de 1 bilhão de habitantes (via Whiplash):
“Ainda tem um preconceito absurdo. Mas o Heavy Metal é coisa de família, meu! É muito família. É um dos estilos mais populares do mundo. O Sepultura já tocou em mais de 80 países nesses 40 anos de história. Já fomos para lugares como Geórgia, Armênia… tocamos com banda do Irã, onde a música é proibida, inclusive. Agora, fiquei sabendo que estamos banidos na China. Descobrimos porque estávamos procurando datas pra tocar lá, e de repente começaram a aparecer restrições por causa de letras ou conteúdos específicos. No Líbano e no Egito também não podemos tocar, por motivos religiosos e políticos.”
Na sequência, Kisser deu mais detalhes sobre a proibição dos shows do Sepultura no Líbano e reforçou que o estilo pode, sim, ser politizado, exemplificando seu pensamento através do conflito em Gaza, algo que, segundo o guitarrista, sua banda incorpora nas letras há muito tempo:
“No Líbano, por exemplo, a gente ia fazer um show e já tinha mais de 2 mil pessoas confirmadas. Cancelaram em cima da hora. Estávamos na Turquia e nem conseguimos voar pra lá. É muito triste. Hoje, com a guerra, a situação está ainda pior. Rússia é um dos lugares mais incríveis onde já tocamos, mas também não podemos ir. A Ucrânia, a mesma coisa. A gente tem uma música chamada ‘Territory’ que fala justamente disso: fronteiras, conflitos. O que está acontecendo em Gaza hoje já era tema nas nossas letras lá atrás. O Heavy Metal fala, sim, dessas questões. Não é só sobre dragões e fogo, como muita gente pensa.”
É preciso desmistificar, né? Confira a entrevista na íntegra ao final da matéria!
Sepultura ainda não definiu onde será seu último show da carreira
Em outra entrevista recente, o líder e guitarrista do Sepultura voltou a falar sobre o encerramento da atual turnê do grupo.
Kisser, na ocasião, comentou mais alguns detalhes sobre o planejamento da banda em relação ao último show da turnê, cujo local ainda deve ser definido entre duas principais opções, como te contamos aqui.
Vale lembrar que a excursão Celebrating Life Through Death teve início em Março de 2024 e celebra os 40 anos de carreira do influente grupo brasileiro de Metal, marcando também sua despedida dos palcos.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL
Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!