
Nesta segunda-feira (7), o Blondie anunciou através de suas redes sociais a morte de seu baterista desde 1975, Clem Burke. O músico tinha 70 anos e lutava contra um câncer não especificado.
Na publicação feita no Instagram que você confere ao final da matéria, a banda destacou a tristeza que todos encaram neste momento e relembrou a carreira de sucesso de Burke, que também chegou a tocar com nomes como Ramones, Joan Jett, Iggy Pop e Bob Dylan:
“É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento do nosso querido amigo e colega de banda Clem Burke, após uma batalha particular contra o câncer. Clem não era apenas um baterista, era o batimento cardíaco do Blondie. Seu talento, energia e paixão pela música eram inigualáveis, e suas contribuições para o nosso som e sucesso são imensuráveis. Além de sua música, Clem foi uma fonte de inspiração tanto dentro quanto fora do palco. Seu espírito vibrante, entusiasmo contagiante e ética de trabalho sólida comoveu todos os que tiveram o privilégio de conhecê-lo. A influência de Clem estendeu-se muito além do Blondie. Um autoproclamado ‘sobrevivencialista do Rock & Roll’, ele tocou e colaborou com inúmeros artistas icônicos, incluindo Eurythmics, Ramones, Bob Dylan, Bob Geldof, Iggy Pop, Joan Jett, Nancy Sinatra, Chequered Past, The Fleshtones, The Romantics, Dramarama, The Adult Net, The Split Squad, The International Swingers, L.A.M.F., Empty Hearts, Slinky Vagabond e até mesmo os Go-Go. Sua influência e contribuições abrangeram décadas e gêneros, deixando uma marca indelével em cada projeto do qual ele fez parte. Apresentamos as nossas mais sinceras condolências à família, amigos e fãs de Clem em todo o mundo. O seu legado continuará vivo através da enorme quantidade de música que ele criou e das inúmeras vidas que ele tocou. À medida que navegamos por esta perda profunda, pedimos privacidade durante este período difícil. Boa viagem, Dr. Burke. Debbie, Chris e toda a família Blondie.”
Com os Ramones, vale lembrar, Clem teve uma rápida passagem em 1987 usando o nome Elvis Ramone depois da saída repentina de Richie Ramone.
Que ele descanse em paz!
Blondie veio ao Brasil em 2018 para o Popload Festival
Em 2018, Clem Burke veio ao Brasil com o Blondie pela primeira vez para o Popload Festival, em São Paulo. O evento só não contou com a presença do guitarrista e cofundador da banda Chris Stein, que, na época, não revelou motivo para sua ausência.
O veterano grupo se apresentou na mesma edição do Popload que recebeu At The Drive-In, Death Cab For Cutie, que também estreou no país na ocasião, MGMT, Letrux e Mallu Magalhães com Tim Bernardes.
Quem esteve presente? Confira alguns vídeos da apresentação do Blondie por aqui sete anos atrás mais abaixo!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!