Solo clássico presente no disco "Abbey Road"

George Harrison e a história curiosa do solo mais marcante dos Beatles

Guitarrista disse em entrevista que preferia se planejar com antecedência quando fosse gravar algo no estúdio, mas abriu uma exceção para seu maior solo

George Harrison, dos Beatles, no clipe de "Something"
Reprodução/YouTube

O saudoso e brilhante guitarrista George Harrison certa vez compartilhou algumas reflexões sobre as estratégias usadas por ele para fazer seus solos, seja na carreira solo ou com os Beatles.

Em entrevista à Guitar World em 1988, o integrante do quarteto de Liverpool comentou sobre a arte de improvisar, dizendo (via Guitar World):

“Se eu quiser tocar, desde que eu saiba onde estão as notas que posso usar, posso improvisar em torno delas e tenho um bom senso de ritmo”.

Porém, Harrison reforçou que, quando a ideia era criar algo no estúdio, ele se sentia muito mais confortável quando traçava um caminho com antecedência. Compartilhando alguns detalhes sobre seu processo criativo, ele apontou:

“Esses músicos que levam seus equipamentos para os estúdios e tocam muitas sessões vão ler uma partitura ou tocar espontaneamente. Preciso de mais tempo do que isso.

Houve um período em que muitas pessoas começaram a me pedir para tocar slide guitar para elas em seus discos, e eu consigo fazer isso, mas preciso de tempo. Preciso descobrir o que vou fazer, e então tenho que descobrir como tocar.”

George Harrison improvisou em seu maior solo dos Beatles

Apesar do direcionamento que ele preferia seguir, o guitarrista fez uma exceção na balada dos Beatles, “Something”, onde está o que é considerado seu maior solo gravado. Sobre a faixa do álbum Abbey Road, ele comentou:

“Agora, ‘Something’ é esse tipo de coisa em que encontrei aproximadamente onde poderia ir. Naquela época, não sei se era uma gravação de oito faixas ou algo assim, mas lembro especificamente que não era uma faixa limpa e vazia para colocar aquele solo. Ringo estava fazendo overdub em algo, e Paul estava fazendo overdub em algo ao mesmo tempo em que eu estava fazendo meu solo. Então, para que eu pudesse praticar, eu dizia: ‘Vamos fazer de novo, e de novo.’ Mas eles também tinham que fazer suas partes.”

Apesar dos Fab Four não estarem vivendo seu maior momento naquela época, ainda existia uma sintonia entre os quatro integrantes quando se tratava de criar algo no estúdio. Harrison continuou:

“Mesmo naquela época, havia momentos em que também éramos muito cooperativos, e fazíamos isso para ajudar uns aos outros. E acho que também meio que fumei alguma coisa, e eu realmente não sabia o que estava fazendo.

Fiz esse solo várias vezes, depois saímos e tiramos férias, voltamos, colocamos a fita de volta e fiquei muito agradavelmente surpreso, porque acertei algumas notas e havia uma certa espontaneidade nisso.”

No documentário The Beatles: Get Back, lançado em 2021, imagens de um dos ensaios de “Something” foram divulgadas. Confira no vídeo abaixo e em seguida ouça o resultado final da faixa de 1969!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!