Quatro apresentações canceladas

IRA! tem shows cancelados em Santa Catarina e Rio Grande do Sul após declarações políticas de Nasi

Comunicado de produtora foi duramente criticado por fãs da banda ao pedir que artistas subam no palco "apenas para apresentar suas músicas"

Leitura: 3 Minutos
Nasi, vocalista do Ira!
Foto por Carina Zaratin

Nos últimos dias, como te contamos por aqui, o IRA! se viu no centro de uma polêmica devido ao posicionamento do vocalista Nasi durante um show realizado em Contagem/MG, ocasião na qual ele se mostrou contra a anistia daqueles envolvidos nos atos de 8 de Janeiro de 2023 na Praça dos Três Poderes.

Após gritar “sem anistia”, Nasi recebeu vaias de parte do público presente na cidade mineira e, aproveitando a oportunidade, deixou claro que o posicionamento do IRA! não condiz com o comportamento do público naquele momento (relembre mais abaixo).

Agora, em consequência destes acontecimentos, o IRA! teve shows cancelados na região Sul do Brasil, mais especificamente em quatro cidades – duas de Santa Catarina (Blumenau e Jaraguá do Sul) e duas do Rio Grande do Sul (Caxias do Sul e Pelotas).

IRA! tem shows cancelados na região Sul

O perfil oficial do Centro Cultural SCAR, que aluga seu espaço para shows, compartilhou um comunicado da 3LM, produtora responsável pelas apresentações, e segundo o texto, o cancelamento foi realizado devido à “desistência de patrocinadores e o risco claro de não progressão das vendas” de ingressos.

A mensagem, duramente criticada por diversos internautas, ainda faz um pedido absurdo ao dizer que os artistas “deveriam subir ao palco apenas para apresentar suas músicas e talentos”, ignorando toda a veia política que sempre foi bastante clara na música, no Rock e especialmente no trabalho do IRA!.

Posicionamento de Nasi, do IRA!, contra fãs bolsonaristas

Após ter sido vaiado por parte do público no show que aconteceu no último dia 29 de março em Contagem, Minas Gerais, Nasi reagiu e aproveitou para fazer um pedido àqueles que se incomodaram com seu protesto:

“Pra vocês que estão vaiando, vou falar uma coisa: tem gente que acompanha o IRA!, mas nunca entendeu o IRA!. Tem gente que acompanha a gente que é reacionário. Tem gente que acompanha o IRA! que é bolsonarista. Isso não tem nada a ver, gente. Por favor vão embora, toquem suas vidas. Vão embora. Não comprem nossos discos. Não apareçam mais nos shows. É um pedido que faço a vocês.”

Como sabemos, o IRA! teve sua carreira consolidada em meados dos Anos 80 e passou a ser considerado uma das maiores bandas do Rock Brasileiro. O grupo ainda emplacou sucessos nos anos seguintes e foi evoluindo seu som, mas sempre mantendo temas relevantes em suas músicas, desde críticas sociais até questões emocionais.

Você pode ver o comunicado logo abaixo.

Atualização: em contato com o TMDQA!, o Centro Cultural SCAR esclareceu que apesar de postar o comunicado, apenas faz o aluguel do espaço. A produtora responsável, que assina a nota, é a 3LM Entretenimento.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL

Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!