
O mundo da música é composto por diversas histórias fascinantes e, mesmo com a infinidade de informações que estão disponíveis hoje em dia, alguns fãs ainda são surpreendidos por curiosidades envolvendo seus ídolos.
Parentescos entre pessoas famosas, inspirações por trás de uma música e detalhes sobre encontros entre artistas lendários são só alguns dos temas que podem passar despercebidos até mesmo por admiradores mais atentos.
Muitas vezes, são os detalhes que tornam o universo musical ainda mais intrigante. Inspirado em uma thread que viralizou nos últimos dias, separamos a seguir 5 curiosidades aleatórias e surpreendentes do mundo da música!
5 curiosidades aleatórias e surpreendentes do mundo da música
1. Cartola, Cazuza e o nome Agenor/Angenor
O incrível e saudoso sambista Cartola ficou muito conhecido por seu nome artístico, mas quem perguntasse a ele seu nome de batismo, por muito tempo, ouviria “Agenor”. Porém, já adulto, o músico carioca descobriu que na verdade se chamava Angenor – a descoberta foi feita quando ele pegou sua certidão de nascimento para se casar com Dona Zica.
O que talvez alguns não saibam é que o nome verdadeiro de Cazuza era justamente Agenor! O saudoso músico costumava detestar seu nome, e foi poucas vezes chamado por ele já que recebeu seu apelido antes mesmo de nascer. No entanto, ao descobrir que Cartola, um dos seus ídolos, se chamava assim – mesmo com o “n” – ele passou a aceitar melhor seu próprio nome.
2. Chico Buarque e o nome da banda Radiohead
Pode parecer muito curioso, mas Chico Buarque tem uma influência direta no nome da banda britânica Radiohead. Isso porque em sua canção de 1985 “O último blues” o brasileiro usa a expressão “Rádio Cabeça”, algo que agradou o músico americano David Byrne, que o usou de inspiração para lançar a música “Radio Head” no disco True Story (1986) do Talking Heads.
Cinco anos depois, Thom Yorke precisou mudar o nome da sua banda que se chamava On a Friday e escolheu Radiohead em homenagem à música do Talking Heads. Certa vez, Chico Buarque chegou a brincar sobre o assunto com o baterista do Radiohead.
3. Parentesco entre Chorão e Sônia Abrão
O saudoso líder do Charlie Brown Jr. ficou amplamente conhecido como Chorão, o que fez com que muitos se surpreendessem com o fato da apresentadora Sônia Abrão ser prima do músico.
O fato voltou à tona no dia 6 de março de 2023 quando a morte de Chorão, que nasceu Alexandre Magno Abrão, completou 10 anos e Sônia fez uma homenagem ao primo. Ela compartilhou um post no Instagram com um texto atualizado escrito por ela um mês após o falecimento do músico, como você pode ver abaixo.
4. Cantor do Weezer teve nome inspirado em lenda do futebol brasileiro
A Copa do Mundo de futebol de 1970 rendeu não só o tricampeonato para a seleção brasileira como também serviu de inspiração para o pai do cantor Rivers Cuomo, vocalista do Weezer.
O músico revelou certa vez que seu nome foi uma homenagem ao craque brasileiro Rivellino, e também uma menção aos atacantes italianos Riva e Rivera, que estiveram em campo na final contra o Brasil. O icônico vocalista americano nasceu exatamente uma semana antes dessa partida, em junho de 1970!
5. Encontro de Elza Soares e Louis Armstrong
Também envolvendo a Copa do Mundo de futebol, só que desta vez em 1962 no Chile, a saudosa e icônica Elza Soares foi apresentada à lenda do Jazz Louis Armstrong. Segundo os relatos da cantora, o encontro proporcionou um momento muito engraçado.
Isso porque, ao ser chamada no camarim de Armstrong, que estava ansioso para conhecer a artista e saber mais detalhes sobre sua técnica vocal, ela conta que ele a chamou de “my daughter” (que significa “minha filha”). Porém, seu pouco conhecimento de inglês na época a fez entender que ele a estava chamando de “doutora”.
Ao ficar contrariada com a fala do cantor, Elza pediu ajuda de quem estava a acompanhando e recomendaram que ela fosse até ele e o chamasse de “my father” (ou seja, “meu pai”). A artista disse que ficou muito confusa, já que a palavra em inglês era muito diferente de “pai”, mas foi lá e o chamou assim.
Em resposta, Louis celebrou com um sonoro “Yeeeaaahh!” e, a partir dali, ela conta que surgiu uma paixão entre os dois!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL
Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!