Em 1994, o Green Day já era uma das maiores bandas punk do mundo graças a Dookie, o explosivo terceiro álbum da carreira. Mas para Perry Farrell, vocalista do Jane’s Addiction, eles não passavam de uma “boy band”.
Foi isso que o ex-gerente de palco do Lollapalooza, festival criado por Perry em 1991, revelou em seu novo livro Lollapalooza: The Uncensored Story of Alternative Rock’s Wildest Festival.
Na obra, John Rubeli lembrou o dia em que Farrell soltou os cachorros pra cima do grupo de Billie Joe Armstrong, que estava escalado para a edição de 1994. Na época, o Lolla era um festival itinerário e passava por várias cidades dos EUA.
Acontece que o dono do festival não queria o Green Day em toda a turnê, mas o gerente de palco conseguiu convencer Perry a colocá-los em pelo menos algumas datas (via Alternative Nation):
“Não consigo me lembrar de outra vez que o Perry reclamou ou vetou uma banda para o Lollapalooza, exceto o Green Day. Ele disse tipo: ‘Eles são uma boy band, não quero contratar boy bands’. Eu pesquisei a história da banda na Califórnia, como eles tinham lançado álbuns independentes e tal. Eventualmente ele disse: ‘Ok, eles podem fazer metade da turnê, mas a outra metade eu quero os Boredoms [banda japonesa]'”.
Vocalista do Green Day disse que Perry Farrell foi “um idiota completo”
O livro também foi atrás da versão de Billie Joe, que não poupou Perry Farrell e mostrou que a banda ficou realmente chateada com o cantor, que tinham como um ídolo.
Durante um dos shows, inclusive, o Green Day tocou a música “Chump”, gíria que pode ser traduzida como “babaca” ou “bobo”, e a dedicou ao vocalista do Jane’s Addiction.
Armstrong revelou outros detalhes daquele desentendimento, dizendo que Perry foi “um idiota completo”:
“O Perry foi um idiota completo. Ele não fazia parte daquela discussão, simplesmente nos convidaram e aceitamos. De repente, ele aparece dizendo que não queria a gente no line-up. Aparentemente, ele pensava que éramos uma banda ‘montada’ pela Warner. Pra nós, foi uma decepção muito grande, porque Perry era alguém que respeitávamos.
Eu acho que aquilo fez a gente querer tocar no Lollapalooza mais ainda, queríamos provar que ele não sabia de porra nenhuma. Ele tinha capangas que vinham dizer: ‘O Perry está puto que vocês dedicaram ‘Chump’ para ele’. E eu respondia: ‘Então digam para ele parar de agir como um babaca'”.
Segundo a Alternative Nation, Billie Joe Armstrong e Perry Farrell se encontraram novamente mais tarde naquele ano, no festival Woodstock ’94, e apenas trocaram um “aperto de mãos rápido”. Não se sabe qual é a relação dos dois vocalistas hoje em dia, mas vale lembrar que o Green Day foi uma das atrações principais do Lolla 2022 nos EUA.
Que coisa! Veja abaixo um trecho de um dos shows do Green Day no Lollapalooza de 1994.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!