
Robert Plant é um daqueles artistas icônicos que, apesar de estar na estrada há muitos anos, permanece relevante no cenário musical. Além de ter marcado a história com o Led Zeppelin, o músico continuou ativo com outros projetos, sempre inspirando gerações.
Sua jornada também foi marcada por opiniões sinceras e duras críticas acerca de bandas contemporâneas, como também em relação ao que ele concorda e discorda sobre grupo veteranos que, apesar de terem se tornado influentes nomes da indústria, não o impressionaram com o que tinham a oferecer.
Em algumas de suas explicações, Plant indicou que considera certas bandas repetitivas ou sem algo realmente inovador, acreditando que outros grupos fazem esse tipo de som de maneira mais interessante.
Confira abaixo uma lista reunida pela Far Out com algumas bandas e artistas pelas quais Robert Plant já demonstrou sua aversão e leia os comentários do músico veterano sobre elas!
5 artistas e bandas odiados por Robert Plant
David Coverdale
O fim do Led Zeppelin após o falecimento do lendário baterista John Bonham fez com que os integrantes da banda tomassem novos rumos, como aconteceu com o guitarrista Jimmy Page que se uniu a Paul Rodgers, do Bad Company, na banda The Firm. Robert Plant, no entanto, ficou realmente incomodado ao ver seu antigo colega criando um projeto com David Coverdale, do Whitesnake, que apresentava uma sonoridade semelhante ao Zeppelin. Ao ser questionado sobre Coverdale, Plant declarou:
“Eu o acho um bom homem, mas sinto que sua integridade agora é questionável. Se o Whitesnake fosse uma banda realmente jovem que tivesse acabado de ver ‘The Song Remains the Same’ e decidido, ‘OK, é isso, vamos imitá-los’, eu poderia entender.”
Apesar da alfinetada de Plant, Coverdale demonstrou ter um enorme respeito e apreço pelo líder do Zeppelin e, sobre a rivalidade entre eles, o músico declarou:
“Eu o tenho [Plant] na mais alta estima como ser humano e como artista, e eu realmente gostaria de, você sabe, sentar, comprar uma bebida para ele, apertar as mãos e dizer: ‘Sinto muito’, sabe, ‘Podemos ser amigos de novo?'”.
Led Zeppelin
Você pode estranhar, mas Plant, assim como muitos outros artistas, sente um certo desconforto ao olhar para as primeiras obras lançadas pelo Led Zeppelin. Apesar de causar nostalgia, revisitar os trabalhos do início de sua banda também faz muitos músicos analisarem sua evolução artística.
Certa vez, Robert apontou que não sabia o que estava fazendo nos primeiros lançamentos do Zeppelin e, ao falar sobre o disco de estreia do grupo, ele declarou:
“Percebi que aquela abordagem dura e máscula para cantar que comecei em ‘You Better Run’ [ainda com o Listen] não era realmente o que importava. Músicas como ‘Babe I’m Gonna Leave You’ [do Zeppelin]… Acho meus vocais lá horríveis agora. Eu realmente deveria ter calado a boca!”.
Bandas de Rock antigas
Para Robert Plant, algumas bandas de rock veteranas deveriam ter ficado mais atentas em relação ao seu tempo em atividade.
Há alguns anos, ao falar sobre seu disco com Alisson Kraus, o músico do Led Zeppelin alfinetou grupos que decidiram fazer turnês de reunião e demonstrou sua aversão àqueles que tentavam manter suas bandas unidas por várias décadas:
“O lado bom sobre Alison e eu é que somos um par de espíritos semelhantes. A maioria dos músicos forma uma banda, e aí eles ficam na banda até que ela acabe — 20 anos, 30 anos, 50 anos, seja lá o que for — e ela começa a parecer tristemente decrépita. É como se fossem pessoas penduradas em um bote salva-vidas ou ficando em um lugar confortável.”
Greta Van Fleet
O Greta Van Fleet chamou bastante atenção dos fãs de Rock e da indústria no início de sua carreira por conta da similaridade entre suas músicas e o clássico som feito pelo Led Zeppelin.
Ao ser perguntado sobre a banda em uma entrevista, Robert Plant não escondeu sua antipatia com o grupo e, além de ter apontado que eles soavam “como Led Zeppelin I“, o veterano ainda disse que teve alguns desentendimento com o vocalista Josh Kiszka:
“Ele pegou sua voz emprestada de alguém que eu conheço muito bem, mas o que você vai fazer? Pelo menos ele tem um pouco de estilo porque ele disse que baseou todo seu estilo no Aerosmith”.
The Who
Robert Plant ficou bastante incomodado com a decisão do The Who de ter continuado suas atividades após o falecimento trágico do lendário baterista Keith Moon no final dos anos 70. O músico certa vez expressou seu desafeto à decisão do grupo ao falar sobre as turnês de reunião:
“Eu vi o The Who se arrastando pelos estádios da América, e achei isso tão chato, óbvio e triste. O fato de eles terem continuado sem Keith Moon sempre foi um mistério para mim, mas o fato de eles terem feito isso de novo e de novo, aumentando isso com mais e mais músicos… Eu não quero fazer parte desse aspecto do entretenimento. Eu já toquei em Vegas”.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS
Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!