
Há muitos anos os fãs de System Of A Down se perguntam: por que a banda não lança músicas novas? Se o relacionamento entre os integrantes ainda é bom o suficiente para fazer shows e turnês, voltar ao estúdio não deveria ser um grande empecilho.
O grupo, aliás, divulgou duas inéditas de forma surpreendente em 2020, quando deixaram as diferenças de lado por uma boa causa e presentearam os fãs com suas primeiras novidades em 15 anos (relembre aqui). Então, por que não embarcar no processo de composição de um disco?
A resposta, segundo o baterista John Dolmayan, envolve diferenças entre o vocalista Serj Tankian e os outros membros da banda, conforme ele revelou em uma nova entrevista com Lilian Tahmasian (via MetalSucks).
John Dolmayan explica por que o System Of A Down não lança disco
Argumentando de uma forma que ajuda, inclusive, a entender por que as músicas de 2020 foram lançadas tão rapidamente e funcionaram tão bem, Dolmayan explica que as diferenças de opiniões políticas entre os membros da banda são, sim, uma questão.
No entanto, para ele, talvez o fator mais determinante seja justamente o fato de Serj sempre trazer letras politizadas, enquanto os outros membros gostariam que o SOAD trouxesse outras mensagens em suas letras:
“Nós tivemos muitos problemas porque o Serj é muito sincero. Ele tem uma forma de pensar, e algumas coisas nós – o restante da banda – concordamos, e algumas coisas não. Há coisas com as quais nós estamos totalmente de acordo. [A questão] com o Serj é que não queremos que essa seja a única coisa, porque nós não acreditamos que esse seja o único elemento do System Of A Down.
[…] Nós não cantamos só sobre política. Nós cantamos sobre amor, morte, ódio, coisas estúpidas, coisas fúteis, coisas artísticas, coisas insanas. São todas essas coisas que fazem o System Of A Down tão único. Nós não queríamos que o ponto focal fosse a política, mas é sobre isso que o Serj queria falar na época. Estamos em uma situação esquisita na qual eu não quero limitar o que ele tem a dizer, mas eu também não quero limitar o que as pessoas pensam sobre mim.”
Nesse sentido, Dolmayan deixa claro que, apesar de discordar das visões políticas de Tankian em diversos aspectos, “adora ouvi-lo” devido à sua forma apaixonada de falar sobre seus interesses:
“Eu, pessoalmente, amo [ouvi-lo]. Quanto mais maluco ele fica e mais envolvido… eu acho que tudo que é mostrado com tanta paixão assim merece ser ouvido, mesmo que eu discorde completamente. Se você tem uma paixão tão grande assim, eu quero saber o que você pensa. Então, eu gosto dessa parte, mas o resto da banda e eu também achamos que era um foco muito grande pra gente.”
John afirma, ainda, que a “justiça” é uma parte muito grande da banda, e que “a justiça não é política; é justa ou injusta”, o que causou alguns atritos com relação à forma de Serj enxergar certas coisas.
Por isso, o baterista acredita que o SOAD só voltará a escrever de forma mais regular se “uma série de regras estritas” forem cumpridas – ou seja, é bom os fãs se prepararem para no mínimo esperar mais uns bons anos por novidades…
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL
Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!