No último sábado, 20 de Julho, o empresário e agente de modelos John Casablancas faleceu no Rio de Janeiro, após lutar contra um câncer na garganta. John era pai do vocalista da banda The Strokes, Julian Casablancas, e foi o agente que descobriu a top model brasileira Gisele Büdchen.
John Casablancas era uma figura lendária na indústria da moda. Ele foi co-fundador da agência Elite Model Management, em Paris, em 1972. Depois de se aposentar da agência, em 2000, ele manteve interesse pela indústria da moda, fundando uma escola de modelagem e criação chamada Star System.
Casablancas é creditado frequentemente por “inventar” o padrão da “supermodelo” e ao longo dos anos ajudou a moldar as carreiras de várias top models de alto perfil, incluindo Cindy Crawford, Naomi Campbell, Linda Evangelista, Heidi Klum, Claudia Schiffer, além das brasileiras Gisele Büdchen e Alessandra Ambrósio.
Segundo o agente Sérgio Mattos, amigo pessoal da família, John morreu em paz ao lado da mulher, a ex-modelo brasileira Aline Wermelinger, e dos filhos, em sua casa no Itanhangá, no Rio.
O corpo foi cremado no domingo, 21 de Julho, no Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro.