Damon Albarn está trabalhando na divulgação de seu primeiro disco solo, Everyday Robots (28 de Abril), e além de shows tem dado entrevistas a respeito do trabalho, das motivações para suas letras e sua vida pessoal.
Em entrevista para a revista Q, ele falou sobre drogas e confessou que passou a usar heroína no auge do Britpop, dizendo que o resultado foi “incrivelmente produtivo:”
Eu odeio falar sobre isso por causa da minha filha, minha família. Mas, para mim, foi incrivelmente criativo. Uma combinação de heroína com tocar coisas realmente simples, belas e repetitivas na África me mudaram completamente como músico. Eu encontrei um senso de ritmo. De alguma forma consegui me libertar de algo com a minha voz.
Albarn ainda disse que utilizava a droga durante 5 dias e ficava 2 dias sem consumir, como forma de aumentar a criatividade, e que a heroína “o libertou.”
Apesar de tratar a droga como uma coisa boa e citar vários lados positivos do seu consumo, ele finaliza dizendo que o vício não é uma coisa boa:
É algo cruel. A heroína lhe torna uma pessoa isolada e no final das contas qualquer coisa em que você seja dependente não é bom.