Festival Bananada terá programação multicultural

Evento que acontece em Goiânia, em Maio, contará com shows nacionais e internacionais, competição de skate, gastronomia e outras atividades.

Festival Bananada terá programação multicultural
Festival Bananada terá programação multicultural

Festival Bananada terá programação multicultural

Texto por Walacy Neto

Depois de algum tempo longe dos holofotes do cenário musical underground, a cidade de Goiânia volta a ser palco (e aparecer nele). Com aquela fórmula certeira, aqui, no centro do Brasil: os festivais. Na última quinta-feira (24) a Construtora Música e Cultura apresentou a programação da 16º edição do Bananada, com mais de 100 atrações.

A programação deve reafirmar a qualidade das bandas do cenário goiano (destaque para as figurinhas carimbadas e necessárias: Hellbenders e Black Drawing Chalks) e também trazer grandes nomes do cenário internacional, sendo que alguns nunca pisaram nessas terras. Entre os nomes, e que vale a pena citar, está o de Bruna Mendez, que lança seu novo EP Pra Ela durante o festival. “O EP vem sendo produzido faz um tempo, mas tivemos algumas mudanças com a entrada do Goiaba (ex-integrante da Gloom), mas agora tá pronto”, disse Bruna.

A receita desse Bananada não preza apenas pela musicalidade, já citada. A programação extensa do festival traz interações no audiovisual, na gastronomia e outros. O coordenador geral do Bananada e sócio-proprietário da Construtora, Fabrício Nobre, afirmou que uma programação mesclando as diversas artes é uma tendência nos festivais de fora do Brasil. “Música engloba tudo, sabe? O rock, então, tá lá na gastronomia, no audiovisual e no resto”, disse.

A integração do Bananada

A produtora de audiovisual Panacéia é uma das atrações que fogem um pouco da veia musical. De acordo com o sócio-proprietário da produtora, Jarleo Barbosa, os eventos musicais estão, de certa forma, sempre ligados aos projetos da produtora. A Panacéia irá realizar durante o evento o Seminário Audiovisual para Produtoras & Produtores Independentes (SAPPI), uma forma de ‘guia’ para novas produtores sobre como agir no meio. “A gente é da primeira turma de audiovisual de Goiás e agora, depois de alguns anos de formados, percebemos um aumento nas produtoras independentes desta área”, afirma Jarleo.

Além disto, a parceria antiga da Ambiente Skate e a Construtora renderá o Goiânia Crew Attack. A competição de skate acontece no Centro Cultural Oscar Niemyer, durante os três dias de show do Festival Bananada. Os participantes montam uma equipe e esta compete com as demais, a equipe vencedora receberá um prêmio em dinheiro. A pista que será montada é a maior por essas redondezas e será palco para os americanos Mike Mo Capaldi, Brandon Biebel, David Loy e os brasileiros Rodrigo Petersen e Danilo Cerezini.

Programação completa

Clique aqui para conferir todas as atrações musicais da bastante aguardada edição 2014 do festival.