Quando o Led Zeppelin acabou, Robert Plant tinha apenas 32 anos. Depois da decisão de não continuar com a banda após a morte do baterista John Bonham, Jimmy Page montou o The Firm e Robert Plant tomou a decisão de se lançar em carreira solo.
Recentemente o vocalista recordou o período e lembrou de um amigo que foi essencial no direcionamento que a carreira de Plant tomou: Phil Collins.
Conforme Plant falou ao portal The Pulse Of Radio, foi Collins quem tomou a iniciativa:
Eu estava trabalhando com Robbie Blunt, que era um bom guitarrista. Então um baterista me ligou, disse que era meu fã e queria tocar comigo. Era o Phil Collins. Sua carreira solo estava decolando e ele foi uma pessoa realmente espirituosa e que me deu coragem, porque naquela época você não pode imaginar o quanto foi difícil seguir em frente.
Collins acabou tocando bateria nos dois primeiros discos de Plant, Pictures At Eleven (1982) e (The) Principle Of Moments (1983), participando também da turnê desse último.
Em 1985, Collins participou da reunião do Led Zeppelin no Live Aid, o que acabou não dando muito certo. Segundo o baterista, a banda estava desentrosada e havia uma tensão aparente entre ele e Jimmy Page.
O show, que não agradou ninguém do grupo, foi inclusive excluído do DVD Live Aid.
Lollapalooza Brasil
Robert Plant é uma das grandes atrações da edição de 2015 do Lollapalooza Brasil.