Lembra quando falamos aqui sobre o que seria o primeiro show do Green Day em 13 meses, na cidade de Cleveland, como aquecimento para a cerimônia do Hall da Fama do Rock’n’Roll?
Chegamos a dizer que, por conta do logotipo da banda no cartaz, uma abordagem mais clássica poderia ser dada ao show, mas nunca imaginamos que aconteceria o que aconteceu ontem no House of Blues da cidade.
Após a abertura de Jesse Malin, quem subiu ao palco foi o Sweet Children, grupo formado por Billie Joe Armstrong, Mike Dirnt e o baterista Al Sobrante que veio a se tornar o Green Day e gravou os primeiros EPs do trio verde, bem como o disco 39/Smooth, de 1990.
Pouco tempo depois, Al deixou o grupo e foi substituído por Tré Cool, que entrou na banda, gravou o disco Kerplunk! e continua na formação até hoje.
Ontem, porém, pela primeira vez em décadas, Sobrante se reuniu com o Sweet Children e juntos eles tocaram 11 músicas, todas elas da primeira fase do Green Day.
Favoritas dos fãs como “Don’t Leave Me”, “Only Of You”, “Dry Ice” e “Disappearing Boy”, que não eram executadas ao vivo há um bom tempo, apareceram no show, bem como a clássica música que leva o nome da banda e “I Was There”, escrita por Al Sobrante.
11 músicas depois, o Green Day “verdadeiro” subiu ao palco e começou seu show, agora com Tré Cool na bateria e todos os músicos de apoio com os quais a banda se acostumou a tocar nos últimos anos.
Daí pra frente, em show de 3 horas, vieram hits como “She”, “Basket Case”, “When I Come Around”, “Holiday” e “Boulevard of Broken Dreams”, mas também músicas que fazem chorar os mais fanáticos pelo grupo e são raramente tocadas, como “Stuart And The Ave.”, “Christie Road”, “One For The Razorbacks” e “Waiting”.
Houve espaço para duas covers, uma de “Knowledge”, do Operation Ivy, que a banda gravou no início da carreira, e outra de “Radio”, do Rancid, que foi composta por Billie Joe em parceria com Tim Armstrong.
Tim, que tocou no Op Ivy e é membro do Rancid, participou das duas, bem como deu uma palhinha em “Minority”, que fechou o set antes do bis.
No bis, “apenas” duas músicas: “American Idiot” e “Jesus Of Suburbia”, com seus quase 10 minutos de duração.
Após um ano enfrentando os mais diversos problemas pessoais, os membros do Green Day fizeram uma espécie de ritual de passagem ontem à noite, dia 16 de Abril de 2015, e mostraram porque merecem estar no Hall da Fama do Rock And Roll.
Sorte de quem esteve no show, já que algo parecido provavelmente não aconteça mais.
Informações: GDA
Setlist – Green Day em Cleveland (16/04/15)
Sweet Children
- Don’t Leave Me
- Only of You
- Sweet Children
- 409 In Your Coffeemaker
- At the Library
- I Was There
- Disappearing Boy
- Paper Lanterns
- Road to Acceptance
- Green Day
- Dry Ice
Green Day - 99 Revolutions
- Holiday
- Boulevard of Broken Dreams
- 2,000 Light Years Away
- Private Ale
- Christie Road
- Stuart and the Ave.
- She
- Geek Stink Breath
- One for the Razorbacks
- Burnout
- Longview
- When I Come Around
- Basket Case
- Are We the Waiting
- St. Jimmy
- Knowledge (Operation Ivy – com Tim Armstrong)
- Radio (Rancid – com Tim Armstrong)
- King for a Day
- Shout (Isley Brothers)/Always Look on the Bright Side of Life/Hey Jude/(I Can’t Get No) Satisfaction
- Waiting
- Minority (com Tim Armstrong)
Bis - American Idiot
- Jesus of Suburbia
https://www.youtube.com/watch?v=qaLHokhOfko
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=x8FVGb9dGIE