Se os adolescentes em sua maioria consomem bandas novas quase que diariamente, agora já sabemos quando paramos de ouvir novos sons e temos nosso gosto “definido”, e é aos 33 anos de idade.
De acordo com novo estudo baseado em usuários norte americanos do Spotify, é nessa idade que, em média, as pessoas param de ouvir novos sons e priorizam bandas e artistas que já conhecem:
Primeiro, os ouvintes descobrem gêneros musicais menos familiares que não ouviram na rádio quando adolescentes, de artistas com menos popularidades. Depois, os ouvintes voltam às músicas que eram populares quando estavam crescendo – mas que perderam popularidade.
Homens e mulheres ouvem de maneira similar na adolescência, mas depois disso, a quantidade de homens que ouvem músicas do mainstream cai muito mais rápido do que a quantidade de mulheres.
O estudo ainda sugere que pessoas com filhos param de ouvir novas músicas mais cedo ainda, e que até os 25 anos de idade, as pessoas dão mais atenção a bandas populares, o que começa a mudar bastante aos 33 anos de idade.