Ontem à noite o Eagles Of Death Metal acabou se tornando o centro das atenções de uma série de ataques terroristas em Paris.
Foi durante um show da banda americana na tradicional casa Le Bataclan que terroristas do grupo Estado Islâmico invadiram o local e passaram quase duas horas com reféns lá dentro, atirando seus rifles e matando pelo menos 118 pessoas.
Ainda sem informações oficiais, relatos dão conta de que os integrantes do grupo escaparam, mas ainda não se tem certeza a respeito dos membros da equipe técnica, sendo que há boatos de que um deles teria morrido.
Mas quem é o Eagles Of Death Metal?
Para começar, de “death metal”, o pesado subgênero do rock, o EODM não tem nada, e é aí que você já consegue começar a ter uma ideia da principal característica do grupo: a diversão.
Formada por Jesse Hughes e Josh Homme (também do Queens Of The Stone Age, mas que não estava no show), a dupla colocou como prioridades, desde o início de carreira, o rock and roll clássico e as piadas, por isso um nome que já a apresenta logo de cara com uma brincadeira.
Suas origens remetem a Palm Desert, região da Califórnia onde Homme também formou o QOTSA e tocou em bandas que fundaram um influente movimento local chamado de “desert rock”, como o Kyuss.
Além dos nomes dos discos e músicas (ironicamente o álbum de estreia se chama Peace, Love And Death Metal), o visual do grupo sempre foi marcante, fazendo referências aos anos 70, trocadilhos sexuais e estilos como o blues rock.
Seus dois integrantes, inclusive, utilizam apelidos, sendo que Josh Homme é conhecido como “Baby Duck” e Jesse Hughes assume o posto de “Boots Electric”.
Discografia
Entre 2004 e 2008 o grupo lançou três discos de estúdio, o já citado acima álbum de estreia, Death By Sexy (2006) e Heart On (2008), sendo que a base de fãs foi crescendo a cada novo lançamento, com o terceiro álbum chegando à posição de número 57 nas paradas dos Estados Unidos, a melhor da carreira do Eagles Of Death Metal.
Em 2015, há um mês, o grupo lançou seu quarto álbum chamado Zipper Down sete anos depois do disco mais recente. Foi inclusive ao falar sobre esse longo período sem músicas que a banda fez uma brincadeira sobre como resolveu voltar para que o mundo voltasse a ter paz, o que acabou se tornando uma infeliz coincidência com os ataques de Paris.
Para divulgar o álbum, Josh Homme e Jesse Hughes fizeram vários vídeos, pra variar, cheios de brincadeiras e piadas, como você pode ver abaixo.
Em tempo, Josh Homme não estava em turnê com a banda quando os ataques aconteceram.
Eagles Of Death Metal
Esse tipo de violência, como vimos ontem em Paris, não se justifica por nenhum motivo e deve ser sempre repudiado.
Fãs de música, como nós, estavam se divertindo quando foram mortos ou viram amigos, familiares e pessoas próximas sendo mortas em uma cena que com toda certeza nunca será apagada das memórias de cada um que estava lá. É recorrente, inclusive, o pensamento de que se estivéssemos em Paris ontem à noite, muito provavelmente estaríamos no show.
A triste ironia, aqui, é que o Eagles Of Death Metal é justamente um símbolo da diversão, unindo rock and roll ao espírito cômico de seus integrantes, e sempre excursionou pelo mundo levando seus riffs e suas piadas.
Que todos superem essa terrível tragédia e o grupo seja lembrado sempre pelos seus sons e pelo sorriso na cara de cada fã que ouve os discos da banda ou vai até as apresentações.
A banda é uma das atrações confirmadas do Lollapalooza Brasil 2016, e ainda é muito cedo para saber se há algum tipo de cancelamento da sua presença.
https://www.youtube.com/watch?v=0n9PDoprD2g