Em 04 de Janeiro de 1967 a banda californiana The Doors aparecia com um dos discos de estreia mais importantes e fundamentais da história do rock and roll na forma de The Doors, com sons como “Break On Through (To The Other Side)” e “Light My Fire”.
São exatos 49 anos desde que o álbum foi lançado e colocou o nome da banda no mapa rapidamente como um dos nomes mais importantes do período no mundo todo.
Composição
Formada em Los Angeles, a banda passou por algumas mudanças fundamentais na formação e chegou a ter um contrato com a Columbia Records, que foi desfeito depois que o selo não garantiu um produtor para o disco de estreia.
Chamando a atenção em bares lendários como o Whisky A Go Go, o Doors foi contratado pela Elektra Records e então passou a gravar seu álbum com Paul A. Rothchild (Joni Mitchell, Neil Young, Janis Joplin).
Com canções compostos majoritariamente por Jim Morrison e Robby Krieger, o álbum teve 11 faixas incluindo clássicos originais do grupo como os hits “Light My Fire” e “Break On Through”, além de covers como “Alabama Song (Whisky Bar)” (Kurt Weill / Bertolt Brecht) e “Back Door Man” (Willie Dixon / Howlin’ Wolf).
Músicos
O time do The Doors que gravou o primeiro álbum da banda se consolidou como a formação principal do grupo.
O lendário vocalista Jim Morrison compôs boa parte das músicas ao lado de Robby Krieger, guitarrista. Ray Manzarek incorporou seus timbres de teclados bastante únicos e peculiares à sonoridade voltada ao rock e ao blues da banda, enquanto John Densmore era o baterista.
Quem participou como instrumentista em algumas faixas foi Larry Knechtel, músico de estúdio que trabalhou com nomes como The Beach Boys, The Mamas & The Pappas, Jerry Garcia e Elvis Presley.
Capa do disco
A lendária capa do disco que traz Jim Morrison em destaque e os outros integrantes da banda ao lado foi feita por Joel Brodsky.
Além do cara ter feito outras artes para nomes como MC5, The Stooges e Air, ele também clicou o vocalista do The Doors na lendária sessão “Young Lion” que resultou em fotos em preto e branco do músico utilizadas à exaustão.
Vendas e alcance
The Doors tem algumas marcas impressionantes de cópias vendidas, sendo que nas duas principais praças do mundo quando o assunto é música, comercializou 4 milhões de álbuns nos Estados Unidos e 600 mil no Reino Unido.
O primeiro disco da banda entrou para a história através de diversas listas de melhores álbuns de todos os tempos em veículos como Rolling Stone (42/500), Q (75/100) e NME (226/500).
Celebre hoje, dia 04 de Janeiro, os 49 anos de lançamento de The Doors.