Lilly Wachowski revela ser uma mulher transgênero

A diretora da trilogia Matrix fala sobre as dificuldades de comunicar à mídia sobre sua mudança de gênero. Confira!

Lilly Wachowski

A diretora de filmes como a trilogia Matrix, A Viagem e da série Sense8, outrora Andy Wachowski, agora é Lilly Wachowski, uma mulher transgênero.

Após boatos sobre a mudança de gênero da diretora crescerem, a ponto de um jornalista bater em sua porta pedindo-lhe para fotografá-la e contar sua história, ela decidiu agir por conta própria, em comunicado emitido ao site Windy City News, onde relata as dificuldades de quebrar o silêncio sobre o assunto.

“Eu sabia que em algum momento eu teria que ir à publico. Você sabe, quando você está vivendo como uma pessoa transgênero é… meio difícil de esconder. Eu só queria – precisava de algum tempo para pôr a cabeça no lugar, me sentir confortável.
Ser um transgênero não é fácil. Nós vivemos em um mundo forçadamente binário quanto aos gêneros . Isso significa que quando você é transgênero tem que encarar a dura realidade de viver o resto da sua vida em um mundo que é abertamente hostil contigo.”

Aos 47 anos, Lilly diz que recebeu apoio dos amigos, da esposa e da irmã, Lana Wachowski, que também fez a mudança de gênero em 2012, às vésperas do lançamento do filme A Viagem, tornando-se a primeira diretora de Hollywood em destaque a fazê-lo.

Lana Wachowski