Música

Animal Collective lança álbuns ao vivo contra lei anti-LGBT

Fundos arrecadados com os discos ao vivo do Animal Collective serão doados à ONG Progress NC, que luta por direito humanos.

Animal Collective lança dois álbuns ao vivo pela luta contra lei anti-LGBT na Carolina do Norte

O quarteto indie de Baltimore, Animal Collective, se apresentou no último domingo, 8 de Maio, no The Orange Peel, em Ashville, no estado americano da Carolina do Norte, onde foi aprovada recentemente a lei HB2 (House Bill 2), que proíbe que pessoas trans utilizem banheiros públicos com o quais identificam seu gênero.

A medida tem causado bastante movimentação por parte dos artistas e muitas bandas como Pearl Jam, Bruce Springstein e Ringo Starr, por exemplo, boicotaram shows no estado em protesto ao avanço conservador na região. Por outro lado, artistas como o Animal Collective e o Against Me!, cuja vocalista Laura Jane Grace é uma transexual, optaram por realizar shows no estado e, de alguma forma, utilizar o espaço para protestar ou contribuir com a luta por direitos humanos.

O Animal Collective disse em sua página oficial no Facebook que eles se sentiriam mal de cancelar seu show como outros artistas. “Seria desapontar nossos fãs e decidimos ir em frente com a apresentação”, disse a banda. “Isso é triste, nós não perdoamos nem concordamos com nenhum tipo de intolerância ou preconceito.”

A banda resolveu lançar dois álbuns ao vivo para beneficiar a luta contra a lei que discrimina gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transgêneros. Uma das gravações é de 9 de Março, que aconteceu no Fonda Theatre em Los Angeles, e a outra do dia 13 de Abril, de um show em Manchester. Os shows estão disponíveis no BandCamp. Todo o dinheiro arrecadado será revertido para a ONG Progress NC, que atua na Carolina do Norte contra esse tipo de medida.