Paul McCartney está prestes a lançar uma nova coletânea, chamada Pure McCartney, que irá cobrir todos os álbuns de sua carreira solo.
Em uma nova entrevista para a divulgação da mesma, divulgada na NME, o ex-beatle comenta sobre as “lembranças do passado” e cita a vez em que estava num quarto de hotel com Bob Dylan e começou a ter uma “experiência mística”.
Ele diz: “Eu pude me sentir voando em espiral enquanto estava conversando com Dylan. Eu senti que estava entendendo tudo, o sentido da vida.”
Ele relembra que pediu a Mal Evans, roadie dos Beatles na época e que também estava no quarto, para que pegasse um pedaço de papel.
Eu estava tipo ‘entendi tudo!’ e escrevi sobre isso num pedaço de papel. Eu disse a Mal ‘Guarde esse pedaço de papel, garanta que não irá perdê-lo, porque o sentido da vida está aqui.’
Mal me deu o papel no dia seguinte, e nele estava escrito ‘Existem 7 níveis’.
Bem, está aí, esse é o sentido da vida…
Beatles e a maconha
É muito conhecida a história, ao menos entre os fãs de Beatles, que foi Bob Dylan o responsável por apresentar a maconha ao grupo.
Existe várias “lendas urbanas” por aí e, inclusive, uma matéria especial da Classic Rock sobre o episódio, e nela percebemos que a experiência “mística” de Paul ocorreu, de fato, neste encontro.
Dessa vez, Paul cita que solicitou a Mal Evans que o seguisse anotando simplesmente tudo que dissesse. Paul estava se sentindo “pensando pela primeira vez.”
Ele disse: “Eu estava nessa coisa dos níveis, durante a tarde toda. E a cada nível que eu estava eu encontrava com várias pessoas de novo. ‘Ha há há, é você de novo!’ Aí eu entrava numa metamorfose para um outro nível.”
Sobre a reação aos “7 níveis” no dia seguinte, ele diz: “Na verdade, não é nada mal. Nada mal para um iniciante. A gente fez xixi nas calças de tanto rir disso. Tipo: que porra é essa? O que diabos são os 7 níveis?”
Mas analisando a questão, é um comentário bem sucinto. Tem a ver com muitas das ideias das grandes religiões por aí, mas eu também não sei nada disso.
Grande Paul. Veja o vídeo abaixo, onde ele também fala sobre a canção “Early Days”: