Jimmy Page tem mais discos que amigos e depõe no caso de plágio de Stairway To Heaven

Em julgamento do suposto plágio de Stairway To Heaven, guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page, diz que tem CDs do Spirit, mas nunca ouviu música "original"

Jimmy Page

Começou o julgamento que irá determinar se “Stairway To Heaven”, um dos maiores hits da carreira do Led Zeppelin é um plágio ou não.

A música ensinada para 9 entre cada 10 aprendizes de guitara virou alvo da banda norte-americana Spirit, que entrou com um processo na justiça dizendo que o grupo britânico roubou a música “Taurus” e a transformou no seu som.

O guitarrista Jimmy Page sempre disse que não copiou o instrumental da canção e já foi convocado para depor no julgamento, dando algumas informações a respeito de todo o processo e não apenas repetindo que não copiou a canção como falando que jamais havia ouvido “Taurus” até outro dia:

Eu nunca ouvi a música até há poucos anos quando as pessoas começaram a publicar comparações na Internet. Eu não uso computadores ou a Internet, e não sabia do que estava acontecendo até que meu genro me mostrou um vídeo. Então ouvi a introdução de ‘Taurus’ e era algo completamente novo para mim. Algo assim teria ficado grudado na minha cabeça.

O guitarrista ainda disse que tem vários discos do Spirit mas que nenhum deles tem a canção, e passou a informação de que tem 4.329 discos de vinil e 5.882 CDs em sua coleção particular, definitivamente um cara com mais discos que amigos.

O julgamento deve prosseguir nos próximos dias e teremos um resultado a respeito em breve.

Compare “Stairway To Heaven” com “Taurus” logo abaixo. A parte na música do Spirit começa por volta de 45 segundos.

[td_block_video_youtube playlist_title=”” playlist_yt=”9Q7Vr3yQYWQ,xd8AVbwB_6E” playlist_auto_play=”0″]