Em que ano estamos?
Essa pergunta tem sido feita com frequência em 2016, e na música podemos aplicá-la de forma perfeita, principalmente em Julho.
Nesse mês temos os retornos de bandas como Blink-182, Descendents, Cachorro Grande e Camisa de Vênus, e não será nenhum exagero “se perder” achando que estamos de volta aos anos 90 e 2000.
Além de clássicos, temos também discos de ótimas novas bandas lá de fora e daqui, dos mais variados estilos.
Divirta-se em nossa lista com lançamentos que, se já não saíram, serão disponibilizados amanhã (29).
Descendents – Hypercaffium Spazzinate
A espera finalmente acabou! 12 anos após seu último disco o Descendents está de volta com Hypercaffium Spazzinate, seu sétimo disco de estúdio.
Músicas como “Without Love” e o vazamento do álbum deixaram os fãs empolgados e dizendo que o grupo está lançando um de seus melhores discos.
Data de lançamento: 29 de Julho
Gravadora: Epitaph
Blink-182 – California
Quem também veio do punk rock e bebeu muito na fonte do Descendents é o Blink-182, que lança seu primeiro disco com uma nova formação.
California tem Matt Skiba no lugar de Tom DeLonge e foi produzido por John Feldmann (Goldfinger, Good Charlotte).
Data de lançamento: 01 de Julho
Gravadora: Warner Music Brasil
Cachorro Grande – Electromod
Após navegar pela psicodelia em seu último disco, agora a banda gaúcha Cachorro Grande volta com um álbum onde mistura riffs de guitarra à música eletrônica.
O resultado é o disco Electromod.
Data de lançamento: 29 de Julho
Gravadora: Coqueiro Verde
Biffy Clyro – Ellipsis
Ellipsis é o sétimo disco de estúdio do sempre ótimo Biffy Clyro que, segundo seus próprios integrantes, gravou o melhor álbum da carreira.
Músicas como “Wolves Of Winter” e “Animal Style” mostram uma sonoridade bastante particular de um dos grupos de rock mais interessantes e consistentes dos últimos anos.
Data de lançamento: 08 de Julho
Gravadora: Warner Music Brasil
Owen – The King Of Whys
Owen é um projeto do mega influente e prolífico Mike Kinsella, ídolo de toda uma geração de fãs do rock alternativo, principalmente daquele ligado a subgêneros como emo e post-hardcore.
The King Of Whys é o oitavo álbum lançado por Kinsella com o nome.
Data de lançamento: 29 de Julho
Gravadora: Polyvinyl
Periphery – Periphery III: Select Difficulty
O Periphery vem de Washington, D.C. e desde que lançou seu primeiro disco de estúdio em 2010, não parou mais.
Agora em Julho o grupo de metal progressivo chega ao seu quinto álbum em 7 anos com Periphery III: Select Difficulty.
Data de lançamento: 22 de Julho
Gravadoras: Sumerian / Century Media / Roadrunner
Lou Rhodes – Theyesandeye
Lou Rhodes é uma talentosa artista de Manchester que começou a carreira em 1996 e 20 anos depois chega ao seu quarto álbum com theyesandeye.
O disco é uma amostra do que a moça faz de melhor com folk e música acústica.
Data de lançamento: 22 de Julho
Gravadora: Nude Records
Snoop Dogg – Coolaid
Coolaid é o nome do décimo quarto disco de estúdio do rapper Snoop Dogg, e aqui o cara trabalhou com outros grandes nomes do hip hop como Wiz Khalifa.
Data de lançamento: 01 de Julho
Gravadora: Doggystyle
Jeff Beck – Loud Hailer
O icônico guitarrista de 72 anos de idade Jeff Beck está de volta com seu décimo primeiro disco de estúdio, o primeiro desde 2010.
Loud Hailer foi produzido pelo próprio em parceria com Filippo Cimatti e tem 11 faixas.
Data de lançamento: 15 de Julho
Gravadora: ATCO
Supercombo – Rogério
Rogério é o curioso nome do novo disco de estúdio do Supercombo, grupo brasileiro que tem se destacado pelos grandes públicos que leva a shows e festivais.
O novo álbum da banda é um verdadeiro encontro de ícones do novo e velho rock brasileiro, com participações de Keops e Raony (Medulla), Emmily Barreto (Far From Alaska, cantando em Português), Gustavo Bertoni (Scalene), Mauro Henrique (Oficina G3), Lucas Silveira (Fresno), Sérgio Britto (Titãs) e a cantora Negra Li.
Data de lançamento: 22 de Julho
Gravadora: Elemess
Bat For Lashes – The Bride
The Bride é o quarto disco de estúdio de Natasha Khan, conhecida como Bat For Lashes.
No álbum a moça voltou a trabalhar com o produtor Dan Carey ao lado de outros nomes como Ben Christophers e Jacknife Lee (The Cars, U2, Weezer, The Hives).
Data de lançamento: 01 de Julho
Gravadora: Parlophone
Metronomy – Summer 08
Summer 08 é o quinto disco de estúdio da banda britânica Metronomy, conhecida por misturar indie com música eletrônica.
O disco é muito especial para a carreira do “grupo” já que se trata do primeiro onde Joseph Mount gravou o álbum na íntegra e também o produziu.
Data de lançamento: 01 de Julho
Gravadora: Because
Chevelle – The North Corridor
Talvez você não se lembre, mas a banda norte-americana Chevelle explodiu no final dos anos 90 e início dos anos 2000, principalmente com discos lançados em 2002 e 2004.
A banda que alterna entre o metal alternativo, hard rock e post-grunge nunca parou e está chegando ao seu oitavo disco de estúdio, The North Corridor.
Data de lançamento: 08 de Julho
Gravadora: Epic
Emarosa – 131
Após sair da gravadora Rise, onde lançou seus três primeiros discos, o grupo de post-hardcore Emarosa chega ao quarto álbum, primeiro pela Hopeless Records.
131 também é o primeiro a ter guitarras de Marcellus Wallace, que vinha excursionando com o grupo.
Data de lançamento: 08 de Julho
Gravadora: Hopeless
Crown The Empire – Retrograde
Outra banda de post-hardcore que está de volta é o Crown The Empire, que chega ao terceiro álbum com Retrograde.
O disco está saindo pela Rise Records e mostra a mistura da banda com elementos de rock pesado, música eletrônica e traços do pop.
Data de lançamento: 22 de Julho
Gravadora: Rise
Billy Talent – Afraid Of Heights
Afraid Of Heights é um disco bastante marcante para a banda canadense Billy Talent, que está na estrada desde 1993 e já rodou o planeta com seu rock and roll.
O álbum é o quinto da carreira e o primeiro sem o baterista Aaron Solowoniuk, que saiu do grupo para tratar de problemas de saúde decorrentes da esclerose múltipla.
No seu lugar quem gravou as baterias do disco e tem viajado com o Billy Talent é Jordan Hastings, conhecido por seus trabalhos no Alexisonfire.
Data de lançamento: 29 de Julho
Gravadora: Warner Music
Steven Tyler – We’re All Somebody From Somewhere
O icônico frontman do Aerosmith está em uma jornada para promover seu primeiro disco de estúdio, We’re All Somebody From Somewhere.
O álbum do cantor desvia bastante da linha de trabalho de sua banda principal, focando no country durante todas as suas quinze músicas, que incluem uma colaboração com o The Loving Mary Band. Logo abaixo você pode ouvir o primeiro single do disco.
Data de lançamento: 15 de Julho
Gravadora: Dot Records
Good Charlotte – Youth Authority
Não só bastasse o retorno do Blink-182 e o pequeno sinal de vida dado pelo My Chemical Romance, o Good Charlotte é mais uma das bandas de pop punk que está de volta!
O grupo lançou esse mês o álbum Youth Authority, o primeiro deles desde Cardiology, de 2010.
Data de lançamento: 15 de Julho
Gravadora: MDDN
Jack & Amanda Palmer – You Got Me Singing
Em um álbum de covers, Amanda Palmer e seu pai, Jack, passam por grandes clássicos da música. Os duetos foram inicialmente gravados com o objetivo do pai e da filha passarem um tempo juntos, curando feridas e compartilhando experiências de vida.
O objetivo principal era o álbum não soar “brega”, mas sim servir como uma espécie de ponte entre as três gerações da família Palmer: Jack, Amanda e Anthony (filho de Amanda do qual ela estava grávida durante as gravações das músicas).
Dentre os artistas homenageados no álbum estão Leonard Cohen, Sinead O’Connor e Tom T. Hall.
Data de lançamento: 15 de Julho
Gravadora: 8ft Records
The Julie Ruin – Hit Reset
The Julie Ruin é um projeto formado em 2010 por Kathleen Hanna, líder do Bikini Kill. Hit Reset é o nome do segundo disco de estúdio da banda, que vem recebendo boas críticas dos mais diversos sites de música ao redor do mundo.
Iniciado em 1997 como um projeto lo-fi, a banda agora conta com um som mais limpo e uma pegada bem interessante.
Data de lançamento: 08 de Julho
Gravadora: Hardly Art
The Avalanches – Wildflower
O Avalanches precisou de um tempo considerável para lançar seu segundo álbum de estúdio (dezesseis anos, pra ser preciso). Mas o resultado valeu (e muito) a pena: Wildflower é um ótimo sucessor do também incrível Since I Left You, disco que marcou o começo da década de 2000 pelo amplo e ousado uso de samples.
Um instrumental divertido e variado com boas colaborações de hip hop fazem desse disco um ótimo candidato pra um dos álbuns mais divertidos do ano.
Alguns dos rappers e artistas que participam do álbum são Danny Brown, Camp Lo, Father John Misty e DOOM.
Data de lançamento: 08 de Julho
Gravadora: Modular/Astralwerks/XL/EMI
BadBadNotGood – IV
O BadBadNotGood é um dos projetos mais interessantes a surgir nos últimos anos. O grupo, que começou a carreira fazendo belas versões de jazz para clássicos do eletrônico, indie e do hip hop, agora mostra sua verdadeira cara com ótimas composições próprias.
Em seu quarto disco de estúdio, o trio conta com participações de Mick Jenkins e Kaytranada.
Data de lançamento: 08 de Julho
Gravadora: Innovative Leisure
Schoolboy Q – Blank Face LP
Em um ótimo ano para o hip hop, o rapper Schoolboy Q lança um dos melhores álbuns do gênero até agora. Blank Face LP não só dispõe de produções de grandes nomes como Tyler, the Creator, Swizz Beatz e Metro Boomin como também conta com colaborações de artistas como Miguel, SZA, Vince Staples e Kanye West.
Tratando fortemente de temas políticos e sociais, Blank Face é um sólido álbum e um ótimo sucessor de Oxymoron, terceiro disco de estúdio de Schoolboy Q.
Data de lançamento: 08 de Julho
Gravadora: Top Dawg
Blood Orange – Freetown Sound
Blood Orange é o nome artístico de Dev Hynes, músico e compositor de R&B que já colaborou com inúmeros artistas talentosos como Sky Ferreira, FKA twigs, Florence and the Machine, Carly Rae Jepsen e The Chemical Brothers.
Em Freetown Sound, Dev trata com maestria temas como feminismo, racismo e os tumultos sociais dos últimos anos, ao mesmo tempo em que mantém uma base instrumental interessante e diversificada.
Apesar do álbum ter sua data oficial de estreia no dia 1 de Julho, Hynes resolveu liberar o disco na íntegra nas plataformas digitais três dias antes.
Data de lançamento: 28 de Junho/01 de Julho
Gravadora: Domino
Gucci Mane – Everybody Looking
Mal saiu da cadeia (novamente), Gucci Mane já preparou um novo álbum de estúdio e lançou. Everybody Looking é um prato cheio de colaborações de peso, contando com Drake, Kanye West e Young Thug. A produção, em grande parte, é feita por Mike Will Made It e Zaytoven.
A gente falou um pouco sobre esse álbum no Tenho Mais Discos, programa liderado por Tony Aiex para o Topsify. Você pode assistir ao programa clicando aqui.
Data de lançamento: 22 de Julho
Gravadora: Guwop Enterprises/Atlantic
Michael Kiwanuka – Love & Hate
Love & Hate é o nome do novo álbum de estúdio do cantor e compositor Michael Kiwanuka, produzido por ninguém menos que Danger Mouse.
Centrado num som soul e acústico, as dez músicas do disco tratam de diversos temas sociais e políticos, como é visto no single “Black Man In A White World”, que pode ser ouvido logo abaixo.
Data de lançamento: 15 de Julho
Gravadora: Polydor/Interscope
Camisa de Vênus – Dançando na Lua
Dançando na Lua é o primeiro disco de estúdio da lendária banda brasileira Camisa de Vênus em 20 anos.
Com seu rock and roll clássico e tradicional, aliado a letras aliadas, políticas e cheias de críticas sociais, a banda volta com o pé na porta.
Data de lançamento: 22 de Julho
Gravadora: Radar Records
Lançamentos Mensais
Você pode ver as outras listas mensais de 2016 logo abaixo.
- 23 discos que você deveria ouvir em Janeiro
- 30 discos que você deveria ouvir em Fevereiro
- 35 discos que você deveria ouvir em Março
- 35 discos que você deveria ouvir em Abril
- 27 discos que você deveria ouvir em Maio
- 35 discos que você deveria ouvir em Junho