Blonde, o aguardadíssimo novo disco de estúdio do cantor Frank Ocean, foi lançado com exclusividade pela Apple Music há alguns dias.
Enquanto isso obviamente é muito bom para a plataforma, há o efeito colateral óbvio de que quem não é assinante do serviço e não quer se tornar um, procura meios alternativos para ouvir o álbum.
A Billboard reportou que na sua primeira semana de lançamento o álbum vendeu oficialmente o equivalente a um número entre 225.000 e 250.000 álbuns, o que é bastante expressivo.
Ainda assim, o número é pequeno se comparado ao de downloads ilegais: segundo o Music Business Worldwire, só no Reino Unido foram quase 750 mil nos primeiros sete dias.
Se imaginarmos que nos Estados Unidos o número é parecido e mundo afora isso aconteceu mais alguns milhares de vezes, é tranquilo dizer que as transferências “por fora” chegaram a quase 2 milhões.
Para ter uma ideia melhor do que Blonde, de Frank Ocean, representa no mundo da música e principalmente do streaming, leia a matéria de Guilherme Guedes no Faixa Título a respeito.