Novo disco de Frank Ocean foi baixado ilegalmente mais de 1 milhão de vezes na primeira semana

Com lançamento exclusivo da Apple Music, novo disco de Frank Ocean atinge marca expressiva em vendas, mas outra maior ainda em downloads ilegais.

Frank Ocean - Blonde
Frank Ocean – Blonde

Blonde, o aguardadíssimo novo disco de estúdio do cantor Frank Ocean, foi lançado com exclusividade pela Apple Music há alguns dias.

Enquanto isso obviamente é muito bom para a plataforma, há o efeito colateral óbvio de que quem não é assinante do serviço e não quer se tornar um, procura meios alternativos para ouvir o álbum.

A Billboard reportou que na sua primeira semana de lançamento o álbum vendeu oficialmente o equivalente a um número entre 225.000 e 250.000 álbuns, o que é bastante expressivo.

Ainda assim, o número é pequeno se comparado ao de downloads ilegais: segundo o Music Business Worldwire, só no Reino Unido foram quase 750 mil nos primeiros sete dias.

Se imaginarmos que nos Estados Unidos o número é parecido e mundo afora isso aconteceu mais alguns milhares de vezes, é tranquilo dizer que as transferências “por fora” chegaram a quase 2 milhões.

Para ter uma ideia melhor do que Blonde, de Frank Ocean, representa no mundo da música e principalmente do streaming, leia a matéria de Guilherme Guedes no Faixa Título a respeito.