Em 1997 o Green Day lançou seu quinto disco de estúdio, Nimrod, e percorreu o mundo para divulgá-lo, vindo inclusive ao Brasil com a turnê do álbum.
O trio também foi para a Austrália em 1998 e se hoje em dia as entrevistas deles são muito mais tranquilas, naquela época eles gostavam de provocar o caos e não se importavam muito com as perguntas dos repórteres com quem conversavam.
Em um belo dia, Billie Joe Armstrong, Mike Dirnt e Tré Cool foram até o Recovery em um canal australiano e por lá estavam escalados apenas para dar uma entrevista, e ela não transcorreu nada bem.
O trio se divertiu com os diversos objetos que estavam espalhados pelo cenário e o apresentador até tentou, mas não conseguiu extrair muita coisa dos convidados.
Em certo momento, Billie Joe pediu se a plateia gostaria de ouvir uma música e os caras resolveram “emprestar” os instrumentos da banda do programa e mandaram ver em “The Grouch”, canção do Nimrod.
Durante a entrevista eles já haviam soltado palavrões e o apresentador alertou que o programa era ao vivo, então eles não poderiam ter aquele tipo de comportamento. Agora imagine quando a letra de “The Grouch” começou a ser cantada a plenos pulmões com trechos como:
I was a young boy that had big plans
Now I’m just another shitty old man
I don’t have fun and I hate everything
The world owes me so fuck you
Ao final da curta apresentação que não estava programada, a banda foi expulsa de lá e o apresentador teve que entrar na onda, jogando o material para o alto e dizendo que nada mais importava.
Em tempo, o nome do apresentador é Dylan Lewis e ele era conhecido na cena punk rock da Austrália. No vídeo, inclusive, é possível ouvi-lo pedindo para que a banda toque “Platypus” quando assume os instrumentos, e essa música tem letras ainda mais pesadas que “The Grouch”, tanto que não consta no encarte de Nimrod.
Dylan Lewis continuou no programa até 2000, quando ele acabou e em 2002 foi o vencedor do Celebrity Big Brother Australia (!).
Assista aos vídeos logo abaixo.