Novembro está chegando ao fim, 2017 começa a dizer adeus, e chegamos à penúltima lista de lançamentos do ano.
Na prática, ela age como se fosse a última, já que pouquíssimos artistas costumam lançar seus álbuns em Dezembro, e a maioria prefere deixá-los para o ano seguinte.
Ou seja, está aqui uma das últimas opções para ouvir muita música boa do Brasil e lá de fora, e esperamos que vocês gostem da nossa seleção.
Antes de começar a ver a lista, curta e siga a nossa playlist oficial, logo abaixo, onde trazemos novidades semanalmente. Vários dos títulos daqui já aparecem por lá há algum tempo.
Divirta-se!
Noel Gallagher’s High Flying Birds – Who Built The Moon?
2017 é o primeiro ano em que teremos discos dos irmãos Gallagher, cada um em sua carreira solo, ao mesmo tempo.
O álbum de Liam já saiu, enquanto o de Noel será lançado em 24 de Novembro, e seu terceiro disco mostra que ele resolveu expandir a sonoridade de vez e foi buscar elementos dos mais diversos para as canções.
Psicodelia, post-punk e rock and roll aparecem nas faixas de Who Built The Moon?, um dos destaques do mês.
Data de lançamento: 24 de Novembro
Gravadora: Universal
Björk – Utopia
Logo depois de lançar Vulnicura em 2015, a cantora Björk já começou a trabalhar em seu sucessor e o resultado é Utopia, nono álbum da mega influente cantora que trabalhou com produtores como o celebrado Arca.
Data de lançamento: 24 de Novembro
Gravadora: One Little Indian
Water Rats – Year 3000
Year 3000 é o novo disco da banda brasileira Water Rats, que ainda usa o punk e o hardcore como base para seus sons, mas aqui incorpora diversos outros elementos como a new wave, grunge, hard rock e até o ska.
A mudança funcionou muito bem.
Data de lançamento: 07 de Novembro
Gravadora: Independente
Jaden Smith – Syre
Syre é o disco de estreia do ator, rapper e cantor Jaden Smith, que faz hip hop alternativo com competência e conta com participações especiais de nomes como A$AP Rocky, Raury e Willow Smith, sua irmã.
Data de lançamento: 17 de Novembro
Gravadora: MSFTSMusic / Roc Nation
Sharon Jones & The Dap-Kings – Soul of a Woman
Em Novembro de 2016 a talentosíssima Sharon Jones nos deixou, e Soul Of A Woman é o último disco dela ao lado dos Dap-Kings, lançado um ano após a sua morte.
Data de lançamento: 17 de Novembro
Gravadora: Daptone Records
OCS – Memory Of A Cut Off Head
OCS é o novo nome pelo qual atende a sempre prolífica banda de rock psicodélico que em 2016 lançou dois álbuns, em 2017 já lançou um álbum como Oh Sees, e agora volta com Memory Of A Cut Off Head.
É o vigésimo disco do grupo e, ao contrário da imensa maioria dos outros, aparece em serviços de streaming.
Data de lançamento: 17 de Novembro
Gravadora: Castle Face
Charlotte Gainsbourg – Rest
Seis anos após seu último trabalho, a atriz e cantora Charlotte Gainsbourg está de volta com um disco cheio chamado Rest.
O álbum conta com parcerias incríveis como “Songbird in a Cage”, com Paul McCartney, e “Rest”, com Guy-Manuel de Homem-Cristo (Daft Punk).
Data de lançamento: 17 de Novembro
Gravadora: Because
Sleigh Bells – Kid Kruschev
Kid Kruschev é um lançamento da dupla Sleigh Bells que os próprios têm chamado de “mini álbum”.
Segundo o duo, a ideia é lançar álbuns menores com mais frequência, já que agora eles têm um espaço afastado da cidade para ensaiar e gravar músicas “sem incomodar os vizinhos”.
Data de lançamento: 10 de Novembro
Gravadora: Torn Clean
Taylor Swift – Reputation
Cada novo disco da cantora pop Taylor Swift cai como uma bomba no mundo todo, e com Reputation não é diferente.
Mantendo o álbum fora dos serviços de streaming, ela conseguiu fazer com que cópias físicas fossem vendidas aos montes, e na Billboard 200, parada mais importante dos Estados Unidos, vendeu o dobro de unidades do que os outros 199 títulos somados.
Data de lançamento: 10 de Novembro
Gravadora: Big Machine
Quicksand – Interiors
Quicksand é uma banda de post-hardcore formada em 1990 que lançou apenas dois álbuns nos anos 90 e tornou-se das mais influentes.
De lá pra cá seus integrantes trabalharam em diversos projetos, como o vocalista Walter Schreifels no Gorilla Biscuits, Rival Schools e carreira solo, e o baixista Sergio Vega no Deftones.
Interiors é o primeiro disco do grupo em 22 anos.
Data de lançamento: 10 de Novembro
Gravadora: Epitaph
Yung Lean – Stranger
Yung Lean é um jovem rapper sueco que com apenas 21 anos de idade já lançou duas mixtapes e está chegando ao seu terceiro álbum.
Stranger tem 14 faixas e foi produzido pelo colega Yung Gud.
Data de lançamento: 10 de Novembro
Gravadora: Year0001
Converge – The Dusk In Us
The Dusk In Us é o nono disco de estúdio da banda norte-americana Converge, uma das mais influentes de todos os tempos quando o assunto é misturar heavy metal e hardcore.
Cada novo lançamento do grupo é uma verdadeira aula, e aqui não é diferente.
Data de lançamento: 03 de Novembro
Gravadora: Epitaph / Deathwish
Sam Smith – The Thrill Of It All
Dois anos após a aclamada estreia com In The Lonely Hour, o músico britânico tem a árdua tarefa de acompanhar as expectativas de fãs de da imprensa com o segundo álbum, The Thrill Of It All.
Data de lançamento: 03 de Novembro
Gravadora: Capitol
Anti-Flag – American Fall
Na ativa desde os anos 90, a influente banda punk Anti-Flag chega ao seu décimo primeiro disco com American Fall, mais uma coleção de músicas contra o governo norte-americano.
Aqui, o grupo mescla suas influências mais claras com novos elementos, e expande a sonoridade incluindo até traços do rock alternativo.
Data de lançamento: 03 de Novembro
Gravadora: Spinefarm
King Gizzard & The lizard Wizard – Polygondwanaland
A banda australiana prometeu que lançaria uma penca de discos em 2017 e está mantendo a palavra.
Polygondwanaland é o quarto álbum do ano para o grupo e aqui eles fizeram algo louvável: disponibilizaram o trabalho de graça e ainda abriram as suas masters para que os fãs possam fazer o que quiserem com elas, incluindo prensá-las em mídias como CD e vinil.
Data de lançamento: 17 de Novembro
Mavis Staples – If All I Was Was Black
If All I Was Was Black é o décimo sexto disco de estúdio da cantora Mavis Staples e aqui ela trabalhou com Jeff Tweedy, do Wilco, que compôs todas as canções, produziu o álbum e participou da faixa “Ain’t No Doubt About It”.
Data de lançamento: 17 de Novembro
Gravadora: Anti-
Tove Lo – Blue Lips
Sem muito alarde, a cantora pop Tove Lo lançou um novo disco chamado Blue Lips, que considera ser a segunda parte de um conceito que começou com seu álbum anterior, Lady Wood.
A ideia é retratar os altos, baixos e o eventual fim de um relacionamento.
Data de lançamento: 17 de Novembro
Gravadora: Universal
Tulipa Ruiz – TU
TU é o quarto álbum da cantora brasileira Tulipa Ruiz e ele vem cheio de significados, já que segundo a própria, “TU sou eu e é você. TU é a gente. Tu também é dois. Two. Eu e Gustavo, meu irmão e parceiro musical.”
Ao lado de Gustavo Ruiz, ela gravou o álbum em Nova York e a ideia foi voltar ao simples, com um violão, uma voz e algumas percussões, já que hoje em dia “a tecnologia nos dispersa e a overdose de informações nos sobrecarrega.”
Data de lançamento: 10 de Novembro
Gravadora: Independente
Project46 – Tr3s
A força brasileira do Heavy Metal que atende pelo nome de Project46 está lançando um novo disco de estúdio chamado Tr3s, e nele o grupo mostra através de 10 faixas que manda muito bem quando o assunto é misturar letras em português e riffs pesadíssimos.
Data de lançamento: 13 de Novembro
Gravadora: Independente
Biltre – Nosso Amor Vai Dançar
Nosso Amor Vai Dançar é o segundo disco da banda brasileira Biltre, que faz pop repleto de letras irônicas em canções como “Nosso Amor foi um GIF”, “Superficial” e “Filho do Fela”.
Data de lançamento: 03 de Novembro
Gravadora: Independente
Tyler Bryant & the Shakedown – Tyler Bryant & The Shakedown
A banda Tyler Bryant & The Shakedown faz Rock And Roll dos bons e acabou de passar pelo Brasil como atração de abertura em shows do Guns N’ Roses.
Seu novo disco, homônimo, é o segundo da carreira.
Data de lançamento: 03 de Novembro
Gravadora: Universal