A Netflix anunciou o cancelamento da turnê de promoção da quinta temporada de Arrested Development no Reino Unido. O motivo é uma nova polêmica sobre as acusações de assédio contra Jeffrey Tambor.
Em uma desastrosa entrevista, os homens do elenco decidiram defender o ator e entraram em discussão com Jessica Walter, que interpreta Lucile Bluth. Segundo a atriz, Tambor chegou a gritar com ela em um dia de gravação da série. Do outro lado, Jason Bateman (Michael Bluth), Tony Hale (Buster Bluth) e David Cross (Tobias Funke) argumentaram sobre os “motivos” do comportamento, além de reforçarem o apoio a Jeffrey.
Bateman declarou:
Novamente, não quero diminuir o caso ou justificá-lo, mas na indústria do entretenimento é incrivelmente comum conhecer pessoas que são, digamos assim, ‘difíceis’. E quando você está em uma posição privilegiada para contratar pessoas, ou tem alguma influência em quem é contratado, você faz ligações. […] E você aprende sobre contexto.
A atriz Alia Shawkat (Maeby Funke) rebateu a afirmação de Jason, dizendo que “isso não significa que é aceitável”. E foi aí que Jessica Walter se pronunciou, já emocionada:
Verbalmente, sim, ele [Tambor] me assediou, mas pediu desculpas. Eu tenho que superar isso. Eu tenho que te dar uma chance para que sejamos amigos novamente. […] Mas é difícil porque, honestamente — Jason disse que isso acontece o tempo todo. Em quase 60 anos de carreira, nunca alguém gritou daquele jeito comigo no set.
Para piorar a situação, Cross afirmou que “esse tipo de comportamento não aparece do nada”, dizendo que talvez houvesse algum motivo para o caso.
Bem, como te contamos mais acima, as consequências já estão aparecendo. O cancelamento da turnê de promoção no Reino Unido aconteceu justamente após uma enxurrada de críticas vindas de fãs da série e demais internautas.
Jason Bateman e Tony Hale chegaram a se desculpar em uma série de tweets, principalmente se referindo a Jessica Walter. Bateman declarou que não sabia o quanto o incidente afetou a atriz, e disse estar “incrivelmente envergonhado”. Já Hale revelou que pediu desculpas pessoalmente a Walter.
A nova temporada de Arrested Development chega no dia 29 de Maio à Netflix.
Based on listening to the NYT interview and hearing people’s thoughts online, I realize that I was wrong here.
I sound like I’m condoning yelling at work. I do not.
It sounds like I’m excusing Jeffery. I do not.
It sounds like I’m insensitive to Jessica. I am not.
In fact, I’m-— Jason Bateman (@batemanjason) May 24, 2018
– horrified that I wasn’t more aware of how this incident affected her.
I was so eager to let Jeffrey know that he was supported in his attempt to learn, grow and apologize that I completely underestimated the feelings of the victim, another person I deeply love – and she was..— Jason Bateman (@batemanjason) May 24, 2018
… sitting right there!
I’m incredibly embarrassed and deeply sorry to have done that to Jessica. This is a big learning moment for me.
I shouldn’t have tried so hard to mansplain, or fix a fight, or make everything okay.
I should’ve focused more on what the most important…— Jason Bateman (@batemanjason) May 24, 2018
…part of it all is – there’s never any excuse for abuse, in any form, from any gender. And, the victim’s voice needs to be heard and respected.
Period.I didn’t say that and instead said a bunch of other stuff and not very well.
I deeply, and sincerely, apologize.— Jason Bateman (@batemanjason) May 24, 2018
I have reached out to Jessica personally to apologize. Arrested Development is one of my families. Regardless of my intentions, it is clear that my words, both said and unsaid, served to minimize Jessica’s pain and for that I am extremely sorry.
— Tony Hale (@MrTonyHale) May 24, 2018
https://www.youtube.com/watch?v=7t5qUIrXyDM