Do mesmo jeito que Junho começou com um verdadeiro baque, ele também está terminando com uma série de lançamentos de peso.
Hoje, temos novos discos de gigantes da indústria como Drake, Florence + the Machine e até mesmo o Gorillaz, que está voltando apenas um ano depois de lançar seu mais recente disco de estúdio.
Além disso, artistas como Jim James (My Morning Jacket) e The Interrupters também entregam trabalhos que prometem agradar muito os fãs de seus discos anteriores.
Por fim, até mesmo um disco póstumo de John Coltrane está saindo hoje. O trabalho estava perdido há anos pela gravadora do músico e foi gravado na época de ouro de Coltrane.
Reunimos todos os lançamentos do mês já que hoje é a última sexta-feira de Junho e montamos a lista que traz tudo de melhor que saiu no período, tanto aqui quanto lá fora, para que você conheça muita música boa.
Divirta-se com os lançamentos e não se esqueça de seguir a playlist oficial do TMDQA! no Spotify! Ela é atualizada diariamente com os novos destaques da semana.
Gorillaz – The Now Now
Um ano após o lançamento de Humanz, o Gorillaz está de volta com um álbum bem menos bombástico, mas muito mais focado.
The Now Now é inspirado nas mesmas vibes eletrônicas e dançantes de seu predecessor, mas conta com letras bem mais introspectivas e pouquíssimas participações especiais — Snoop Dogg, Jamie Principle e George Benson são os únicos a marcar presença.
Aqui Damon Albarn dá as caras com mais frequência e entrega um álbum pelo qual os fãs do Gorillaz têm esperado há algum tempo. Classe A!
Drake – Scorpion
Ele está de volta.
Após meses de antecipação e singles que emplacaram o topo das paradas americanas, o rapper canadense Drake está de volta com Scorpion, um álbum duplo de uma hora e meia (!) de duração.
O trabalho divide os dois lados musicais de Drake — metade conta com músicas inspiradas nas tendências do hip-hop e a outra metade é mais focada em um R&B.
Além disso, vale notar que o trabalho conta até mesmo com uma participação especial póstuma de Michael Jackson (!!) na faixa “Don’t Matter To Me”.
Gostando ou não do Drake, Scorpion promete ser o maior lançamento do hip-hop em 2018.
Florence + the Machine – High as Hope
Após o sucesso do excelente How Big, How Blue, How Beautiful, a banda Florence + the Machine está lançando High As Hope, seu novo álbum de estúdio.
O trabalho continua com a magia de Florence Welch em meio a canções que misturam baladas, belos arranjos e aquele toque de rock que só ela sabe fazer.
John Coltrane – Both Directions At Once: The Lost Album
O lendário saxofonista John Coltrane está recebendo um novo lançamento póstumo.
Both Directions At Once estava perdido há anos, mas foi recentemente recuperado pela família da esposa de Coltrane e retornado para a Impulse Records. Ele foi gravado em 1963 com o quarteto clássico de Coltrane — ou seja, promete ser uma excelente adição para o catálogo do músico.
Bullet For My Valentine – Gravity
Gravity é o sexto álbum de estúdio do grupo de metalcore Bullet For My Valentine, o primeiro do grupo desde a entrada do baterista Jason Bowld. O trabalho conta com onze músicas inéditas.
Jim James – Uniform Distortion
Desde que o My Morning Jacket decidiu dar um tempo, o frontman Jim James esteve bem ativo com sua carreira solo. Nos últimos três anos, James lançou três álbuns novos — o último deles sendo Uniform Distortion.
Vale a pena conferir se você curte o trabalho do cara!
The Interrupters – Fight The Good Fight
Caso você não conheça o The Interrupters, eles são uma banda relativamente recente de ska/punk vinda de Los Angeles, Califórnia.
O novo álbum deles, Fight The Good Fight, foi produzido por Tim Armstrong e inclusive conta com uma participação especial do próprio Rancid.
Recentemente a banda esteve pelo Brasil abrindo os shows do Green Day e mostrou que é uma ótima pedida!
Grandfúria – O Sopro e o Momento (relançamento)
A banda brasileira Grandfúria está relançando O Sopro e o Momento, do ano passado, com vários extras. As novas faixas foram gravadas em uma sessão ao vivo.
Caio Bars – Novas Doses (EP)
No EP Novas Doses, o músico Caio Bars retrabalha músicas antigas em versões completamente diferentes. O trabalho conta até com um cover de “Maldita Rádio”, de Adriana Calcanhotto.
The Carters (Beyoncé & JAY-Z) – Everything Is Love
Fechando a trilogia iniciada com os álbuns Lemonade e 4:44, Beyoncé e JAY-Z acabam de lançar um novo álbum sob o nome The Carters, intitulado Everything Is Love.
Com o auxílio de nomes como Pharrell e Migos, o trabalho expõe boa parte das polêmicas recentes envolvendo o casal e age como um grande reconciliamento entre os dois.
Utilizando de ritmos mais populares no hip-hop, o disco é uma boa pedida para os fãs de ambos os trabalhos anteriores dos artistas.
Nine Inch Nails – Bad Witch
Após atrasar seu lançamento por alguns meses, o Nine Inch Nails finalmente lançou Bad Witch, um “álbum” que promete fechar a trilogia iniciada com o EP Not The Actual Events, de Dezembro de 2016.
Sonoramente, o trabalho é ousado e diferente de muita coisa que Trent Reznor já fez. Muitos fãs apontam a semelhança com David Bowie, uma das inspirações do mundo. Porém, as influências industriais também continuam em algumas das faixas desse novo trabalho.
Panic! At The Disco – Pray for the Wicked
Depois de mais uma mudança em sua formação, o Panic! at the Disco está de volta com um novo álbum de estúdio. Nele, sua sonoridade mais pop é colocada em um patamar ainda maior — mas mantendo a identidade criada por Brendon Urie.
Kamasi Washington – Heaven and Earth
O grande músico de jazz Kamasi Washington acaba de lançar um álbum duplo, Heaven and Earth.
O sucessor do grande The Epic, de 2015, conta com colaborações de nomes como Thundercat e Terrace Martin e vem sendo elogiadíssimo pela crítica internacional, prometendo se tornar um dos grandes destaques do ano.
Vera Veronika – Afrolatinas
Vera Veronika é uma rapper brasiliense com mais de 25 anos de carreira. Agora, ela está lançando o disco Afrolatinas, um trabalho repleto de canções que destacam diversas críticas políticas e sociais em relação aos problemas atuais da sociedade brasileira.
O trabalho foi baseado no DVD Vera Veronika 25 anos e conta com participações de Moara, Rapadura, Rafinha Bravoz, Hadda, Martinha do Coco e Batuqueiras.
Death Grips – Year Of The Snitch
O bizarro trio de hip-hop experimental Death Grips está de volta com Year Of The Snitch, o seu álbum mais caótico até o momento.
Misturando influências de diversos estilos, o grupo continua expandindo as barreira do que pode considerado hip-hop — mas sempre cuidando para não alienar seus ouvintes.
Teyana Taylor – K.T.S.E
A cantora Teyana Taylor lançou um novo álbum de estúdio, intitulado Keep The Same Energy, de maneira inusitada.
Esse é o quinto e último disco da série de álbuns produzidos por Kanye West ao longo dos últimos meses e lançados nas últimas cinco semanas, seguindo outros trabalhos de Nas, Kid Cudi e do próprio rapper.
Em questão de sonoridade, KTSE é voltado para um R&B repleto de samples dos mais variados. O trabalho possui apenas sete músicas e menos de trinta minutos de duração.
Christina Aguilera – Liberation
Seis anos após o lançamento de seu mais recente disco de estúdio, a cantora pop Christina Aguilera está de volta com Liberation. O trabalho utiliza de temas e sonoridades em alta na música mainstream, com batidas inspiradas no trap e participações de rappers como 2 Chainz, além de produtores como Kanye West e Anderson Paak.
Johnny Marr – Call The Comet
Em Call The Comet, o guitarrista Johnny Marr promete entregar um trabalho “mais emocional, dramático, fora da casinha e com letras mais profundas”, como já havia dito em entrevistas passadas.
Em seu novo disco, Marr faz um rock que em determinados pontos lembra até mesmo seu antigo trabalho no The Smiths. Segundo o músico, o seu álbum conceitual “se passa em um futuro não tão distante e retrata a ideia de uma sociedade alternativa”.
Buddy Guy – The Blues Is Alive And Well
O lendário guitarrista Buddy Guy está lançando um novo álbum de estúdio com várias participações pra lá de especiais.
The Blues Is Alive And Well tem contribuições de Mick Jagger, Beck, Keith Richards e James Bay. Se o nome do trabalho é algum indicativo, pode ter certeza que os amantes do blues irão gostar muito do que Guy preparou.
Ava Rocha – Trança
A sempre ótima Ava Rocha chega ao seu terceiro disco, Trança, com um trabalho grandioso: são 19 músicas e mais de 30 convidados entre nomes como Linn da Quebrada, Karina Buhr, Dinho Almeida, Tulipa Ruiz e mais.
The Gaslight Anthem – The ’59 Sound Sessions
Há dez anos o Gaslight Anthem lançava seu segundo disco, o aclamado e mais importante em toda carreira da banda, The ’59 Sound.
Nesse relançamento o grupo disponibiliza raridades das sessões de gravação do álbum, como uma cover de “God’s Gonna Cut You Down”, de Johnny Cash, lançada anteriormente em uma coletânea.
Jay Rock – Redemption
O rapper Jay Rock contou com a ajuda de nomes de peso como Kendrick Lamar, J. Cole, SZA e muitos outros para gravar Redemption, seu novo disco.
O trabalho também conta com a faixa “King’s Dead”, uma parceria com o rapper Future que fez parte da trilha sonora de Pantera Negra, um dos grandes blockbusters lançados pela Marvel esse ano.
Mike Shinoda – Post-Traumatic
O cantor Mike Shinoda está lançando Post-Traumatic, seu primeiro álbum propriamente solo que conta com registros gravados após a perda de Chester Bennington, seu antigo colega de banda no Linkin Park.
O trabalho foi precedido por um EP de mesmo nome que deu uma ideia da nova direção musical de Shinoda — batidas eletrônicas e letras melancólicas.
Confira!
Rolling Blackouts Coastal Fever – Hope Downs
Após dois EPs, a banda indie australiana chega ao seu primeiro disco cheio pela lendária gravadora Sub Pop.
Muito bem recebido pela crítica, o álbum promete colocar o (extenso) nome do grupo no mapa do mundo todo.
Leon Vynehall – Nothing Is Still
Quem também chega ao disco de estreia após singles e EPs elogiados é o DJ e produtor britânico Leon Vynehall, que vem sendo muitíssimo bem recebido.
Melody’s Echo Chamber – Bon Voyage
Após se recuperar de um acidente que pôs sua vida em risco, a cantora Melody Prochet está finalmente lançando Bon Voyage, seu segundo álbum de estúdio com o projeto Melody’s Echo Chamber.
O trabalho passa por uma série de estilos musicais diferentes e utiliza de muitas influências da música psicodélica e folk unidos a um rock espacial.
Nas – Nasir
O rapper Nas passou os últimos seis anos sem lançar um novo álbum.
Agora, a lenda do hip-hop está de volta com Nasir, um disco inteiramente produzido por Kanye West.
Contando com apenas sete músicas, o trabalho utiliza diversos samples de chamadas de reportagens, antigas canções soul e até mesmo uma canção de um músico hindu.
Além de produzir as faixas, West participa de duas das músicas do disco — uma delas ao lado do cantor The Dream.
SOPHIE – Oil of Every Pearl’s Un-Insides
Mais uma produtora britânica de música eletrônica está fazendo a sua estreia e ela é a SOPHIE, que chega com um primeiro álbum já eleito por muitos como um dos melhores lançamentos de 2018.
5 Seconds Of Summer – Youngblood
Os garotos australianos da banda 5 Seconds Of Summer vão crescendo e a sua sonoridade vai amadurecendo também.
Youngblood é o terceiro disco de estúdio da banda de pop/rock que tomou conta do mundo rapidamente e conseguiu uma legião imensa de seguidores nos últimos anos.
The Mighty Mighty Bosstones – While We’re At It
A lendária banda de ska/punk chega ao seu décimo disco de estúdio e nos presenteia com o primeiro lançamento desde o longínquo ano de 2011.
Madball – For The Cause
A mega influente banda de hardcore Madball está de volta com um novo disco de estúdio que tem participações especiais de Ice-T e Tim Armstrong.
Kanye West e Kid Cudi – Kids See Ghosts
Kanye West está no meio de uma jornada surreal de produzir cinco álbuns ao longo de cinco semanas.
Embora nem todos sejam seus — alguns são de seus colegas de gravadora —, essa semana tivemos o lançamento de um novo projeto dele com seu colaborador de longa data Kid Cudi.
O disco se chama Kids See Ghosts e foi inaugurado ontem à noite durante um evento em Los Angeles. A parceria já estava em desenvolvimento há mais de um ano e sua capa sensacional foi feita pelo artista japonês Takashi Murakami.
Dave Matthews Band – Come Tomorrow
A Dave Matthews Band está de volta com seu primeiro álbum de estúdio em seis anos, o aguardado sucessor de Away from the World.
O novo trabalho se chama Come Tomorrow e conta com quatorze canções. Embora essa seja a primeira vez que as faixas estejam sendo lançadas em um disco, elas já haviam sido apresentadas ao vivo pelo grupo ao longo dos últimos anos.
Lily Allen – No Shame
Após um tempo longe dos holofotes por conta de problemas pessoais — como seu próprio divórcio —, a cantora Lily Allen está lançando No Shame, seu quarto álbum de estúdio.
Dentre os produtores do trabalho estão nomes conhecidos como Mark Ronson e BloodPop, e o disco conta com participações de Giggs, Burna Boy e Lady Chann.
Lykke Li – So Sad So Sexy
Lykke Li também se ausentou por um tempo.
Agora, quatro anos após o lançamento de seu último disco, a cantora está de volta com So Sad So Sexy. Com um som influenciado pelo pop e R&B alternativo, Lykke contou com a ajuda de nomes como Rostam, Jeff Bhasker e Malay em seu novo disco.
Violet Soda – Here We Go Again
Outra boa sugestão de EP é o do supergrupo brasileiro Violet Soda, que conta com a vocalista Karen Dió e integrantes de bandas como Corona Kings, Water Rats, Vespas Mandarinas e mais.
Jorja Smith – Lost & Found
Lost & Found é o aguardado álbum de estreia da cantora inglesa Jorja Smith. As influências de Smith vão desde Mos Def a Lauryn Hill e o estilo vocal dela foi comparado ao de nomes como Adele e Amy Winehouse.
Uma das grandes promessas do ano!
Snail Mail – Lush
Snail Mail é o nome do projeto solo da compositora Lindsey Jordan, que ultimamente vem sendo considerada um dos nomes mais promissores da música indie. Após assinar com a Matador, a cantora acaba de lançar seu primeiro álbum de estúdio, Lush, que promete ser uma boa pedida para os fãs de indie rock.
serpentwithfeet – soil
serpentwithfeet é o nome artístico de Josiah Wise, músico talentosíssimo que está sendo apontado como um dos nomes mais quentes do ano lá fora com seu disco de estreia, soil.
Romulo Fróes – O Disco das Horas
Na ativa há quase duas décadas, o músico Romulo Fróes está lançando mais um disco de estúdio chamado O Disco das Horas, seu nono álbum.
Cada uma das treze faixas representa uma hora e o trabalho foi produzido pelo próprio Romulo ao lado de Thiago França.
https://open.spotify.com/album/3BcN3Ce7IIzPTR7hKh7uwj?si=VSUg2MPhT4ipwnsvDOWG8w
Riviera Gaz – Connection
Riviera Gaz é um supergrupo formado pelos brasileiros Gustavo Riviera e Paulo Kishimoto, do Forgotten Boys, ao lado de Steve Shelley, do Sonic Youth.
A banda está lançando seu disco de estreia, Connection, pela gravadora Hearts Bleed Blue.
Joana Marte – De Outro Lugar
Joana Marte é uma nova banda paraense que está lançando o seu disco De Outro Lugar e mostrando uma mistura bastante interessante de rock and roll com elementos brasileiros.
Kanye West – Ye
Kanye West fez o mundo do hip-hop parar com o lançamento de seu novo álbum, Ye.
O disco foi inaugurado em um evento realizado no meio das montanhas do Wyoming que contou com a presença de diversos nomes de peso da indústria, celebridades e jornalistas.
Ye conta com apenas sete faixas e menos de trinta minutos de duração. Nele, West passeia por assuntos como saúde mental, sua relação com sua família e diversas polêmicas recentes.
Ghost – Prequelle
Após o sucesso de Meliora, o Ghost está de volta com um novo álbum de estúdio, Prequelle. O disco conta com belos arranjos orquestrais, riffs potentes e os famosos temas sombrios do grupo liderado por Tobias Forge.
Father John Misty – God’s Favorite Customer
Apenas um ano após o lançamento de Pure Comedy, o cantor indie Father John Misty já está lançando seu novo disco, God’s Favorite Customer.
Musicalmente, o novo material de Josh Tillman pode não se diferenciar tanto de seus discos anteriores. Mas suas letras estão mais afiadas do que nunca, mostrando um lado ainda mais pessoal do músico.
Neko Case – Hell-On
A cantora Neko Case (The New Pornographers) acaba de lançar seu novo álbum, seu primeiro trabalho solo desde 2013. Hell-On foi produzido por Case em parceria com Björn Yttling, do Peter Bjorn and John.
Mazzy Star – Still EP
Após um hiato de quatro anos, o grupo americano de rock alternativo Mazzy Star está oficialmente de volta com um novo EP, intitulado Still, que conta com quatro canções novas.
Oneohtrix Point Never – Age Of
Após uma série de parcerias de peso com músicos como David Byrne e FKA Twigs, o produtor de música eletrônica Oneohtrix Point Never está lançando seu primeiro álbum de estúdio desde 2015, Age Of.
O trabalho reúne diversas influências de estilos como o avant-garde e a música ambiente, resultando em um disco muito mais soturno e abrasivo. James Blake e Anohni são alguns dos nomes que contribuíram nas gravações do material.
Roger Daltrey – As Long As I Have You
Roger Daltrey, o frontman do The Who, acaba de lançar seu primeiro álbum solo em mais de 25 (!) anos. As Long As I Have You conta com Pete Townshend nas guitarras em sete das onze faixas do trabalho.
Pete Yorn & Scarlett Johansson – Apart EP
Scarlett Johansson e Pete Yorn estão reunidos novamente após nove anos. Apart é um EP que conta com quatro faixas inéditas e um “remix” de uma canção recente de Yorn.