Festival do Rio começa nesta quinta (01) com abertura de "As Viúvas", de Steve McQueen

Maior evento do Brasil em se tratando de cinema, o Festival do Rio acontecerá neste ano entre os dias 1º e 11 de novembro; abertura terá "As Viúvas".

'As Viúvas', de Steve McQueen, abrirá o Festival do Rio. Crédito: Fox
'As Viúvas', de Steve McQueen, abrirá o Festival do Rio. Crédito: Fox

Depois de ser adiada, a 20ª edição do Festival do Rio finalmente terá início nesta quinta-feira, 1° de Novembro, com a exibição de 200 filmes – 50 a menos que no ano passado – de 60 países em 21 salas de cinema da cidade.

Em 2018, a abertura do evento, no Cine Odeon, na Lapa, ficará por conta do novo filme de Steve McQueen, As Viúvas, estrelado por Viola Davis. Já o encerramento do festival, no próximo dia 11, terá O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues.

Neste ano, o Festival do Rio homenageia o cinema brasileiro trazendo ao público quatro grandes clássicos nacionais restaurados: Central do Brasil (1998), de Walter Salles, Pixote, a Lei do Mais Fraco (1981), de Hector Babenco, Rio, 40 Graus (1955) e Rio, Zona Norte (1957), ambos do cineasta Nelson Pereira dos Santos, morto em Abril, aos 89 anos.

Com relação à nova safra da produção audiovisual feita no país, 84 filmes, entre longas e curtas, estarão presentes nas diversas mostras do Festival do Rio. A mais aguardada, a Première Brasil, vai exibir os títulos mais cobiçados de diretores estreantes e também consagrados.

No evento, o público pode escolher através do voto popular o melhor filme de ficção, documentário e curta-metragem, e o júri oficial elege os vencedores das demais categorias. O Prêmio Petrobras de Cinema dará R$ 200 mil a quem ganhar o Troféu Redentor de Melhor Ficção; enquanto o vencedor da Mostra Novos Rumos levará para casa R$ 100 mil.

O Festival do Rio ainda vai contar com o Rio Content Market, que trará rodadas de negócios, palestras, sessões especiais, oficinas, debates, homenagens e apresentações variadas voltadas para o mundo business. Os ingressos para as sessões de cinema podem ser adquiridos através do site da ingresso.com.

Confira abaixo a programação oficial do Festival do Rio 2018:

Panorama

O Mau Exemplo de Cameron Post, de Desiree Akhavan

Colette, de Wash Westmoreland

A Pé Ele Não Vai Longe, de Gus Van Sant

Sem Rastros, de Debra Granik

Vida Selvagem, de Paul Dano

Fátima, de João Canijo

Bisbee ’17, de Robert Greene

O Termômetro de Galileu, de Teresa Villaverde

Vision, de Naomi Kawase

A Névoa Verde, de Guy Maddin, Evan Johnson e Galen Johnson

Grass, de Hong Sangsoo

Utøya – 22 de Julho, de Erik Poppe

Não me Toque, de Adina Pintilie

3 Days in Quiberon, de Emily Atef

Imagem e Palavra, de Jean-Luc Godard

Asako I & II, de Ryûsuke Hamaguchi

Conquistar, Amar e Viver Intensamente, de Christophe Honoré

Amor Até as Cinzas, de Jia Zhangke

Assunto de Família, de Hirokazu Kore-eda

Cafarnaum, de Nadine Labaki

Em Chamas, de Lee Chang-dong

Infiltrado na Klan, de Spike Lee

3 Faces, de Jafar Panahi

Guerra Fria, de Pawel Pawlikowski

Verão, de Kirill Serebrennikov

Dez Anos Tailândia, de Apichatpong Weerasethakul, Aditya Assarat, Chulayarnnon Siriphol, Wisit Sasanatieng

O Momento Plutão, de Ming Zhang

A Casa que Jack Construiu, de Lars von Trier

A Prece, de Cédric Kahn

Praça Pública, de Agnès Jaoui

Amanda, de Mikhaël Hers

Memória da Dor, de Emmanuel Finkiel

Maria Callas – Em Suas Próprias Palavras, de Tom Volf

Raiva, de Sérgio Tréfaut

A Queda do Império Americano, de Denys Arcand

A Cada Momento, de Nicolas Philibert

Peterloo, de Mike Leigh

White Boy Rick, de Yann Demange

O Favorito, de Jason Reitman

Se a Rua Beale Falasse, de Barry Jenkins

Vidas Duplas, de Olivier Assayas

No Portal da Eternidade, de Julian Schnabel

A Quietude, de Pablo Trapero

El Pepe, Uma Vida Suprema, de Emir Kusturica

Seu Rosto, de Tsai Ming-Liang

Monrovia, Indiana, de Frederick Wiseman

O Hotel às Margens do Rio, de Hong Sangsoo

Túmulos Sem Nome, de Rithy Panh

Nunca Deixe de Lembrar, de Florian Henckel von Donnersmarck

A Rota Selvagem, de Andrew Haigh

O Ódio que Você Semeia, de George Tillman Jr.

A Vida em Si, de Dan Fogelman

Vox Lux, de Brady Corbet

Tyrel, de Sebastián Silva

A Excêntrica Família de Gaspard, de Antony Cordier

Eu sou Tempesta, de Daniele Luchetti

O Caravaggio Roubado, de Roberto Andò

O que Você Irá Fazer Quando o Mundo Estiver em Chamas?, de Roberto Minervini

Meu Próprio Bem, de Pippo Mezzapesa

Expectativa 2018

Tempo Comum, de Susana Nobre

Skate Kitchen, de Crystal Moselle

Terra Firme, de Carlos Marqués-Marcet

Culpa, de Gustav Möller

O Quebra-Cabeça, de Marc Turtletaub

Um Elefante Sentado Quieto, de Hu Bo

Adam, de Maria Solrun

Longa Jornada Noite Adentro, de Bi Gan

Rafiki, de Wanuri Kahiu

Carmen & Lola, de Arantxa Echevarria

O Mundo à Seus Pés, de Romain Gavras

A Nossa Espera, de Guillaume Senez

Palace II – 3 Quartos com Vista para o Mar, de Rafael Machado e Gabriel Corrêa e Castro

Pedro e Inês, o Amor Não Descansa, de António Ferreira

A Árvore, de André Gil Mata

Shade – Entre Bruxas e Heróis, de Rasko Miljkovic

Querido Filho, de Mohamed Ben Attia

Entre Tempos, de Valerio Mieli

Yomeddine, de A.B. Shawky

A Costureira de Sonhos, de Rohena Gera

A Última Criança, de Shin Dong-seok

Longe da Árvore, de Rachel Dretzin

Girl, de Lukas Dhont

Première Latina

Miriam Mente, de Natalia Cabral e Oriol Estrada

A Rainha do Medo, de Valeria Bertuccelli e Fabiana Tiscornia

A Cama, de Mónica Lairana

Cinzas, de Juan Sebastian Jacome

Virus Tropical, de Santiago Caicedo

O Dia que Resistia, de Alessia Chiesa

El Motoarrebatador, de Agustín Toscano

Pássaros de Verão, de Ciro Guerra e Cristina Gallego

Minha Obra-Prima, de Gastón Duprat

Happy Hour – Verdades e Consequências, de Eduardo Albergaria

Tarde para Morrer Jovem, de Dominga Sotomayor

A Camareira, de Lila Avilés

Belmonte, de Federico Veiroj

Acusada, de Gonzalo Tobal

Família Submersa, de María Alché

Vermelho Sol, de Benjamin Naishtat

José, de Li Cheng

Humanpersons, de Frank Spano

O Amor Não Descansa, de Juan Vera

O Anjo, de Luis Ortega

Museu, de Alonso Ruizpalacios

Compra-me um Revólver, de Julio Hernández Cordón

Midnight

MATANGI / MAYA / M.I.A., de Stephen Loveridge

A Geração da Riqueza, de Lauren Greenfield

Três Estranhos Idênticos, de Tim Wardle

Game Girls, de Alina Skrzeszewska

Profile, de Timur Bekmambetov

A Valsa de Waldheim, de Ruth Beckermann

Futebol Infinito, de Corneliu Porumboiu

As Filhas do Fogo, de Albertina Carri

Selvagem, de Camille Vidal-Naquet

Faca no Coração, de Yann Gonzalez

Morra, Monstro, Morra, de Alejandro Fadel

Amazônia Groove, de Bruno Murtinho

Operação Overlord, de Julius Avery

Imagine, de John Lennon e Yoko Ono

Buddies, de Arthur J. Bressan Jr.

The Cleaners, de Hans Block e Moritz Riesewieck

Obscuro Barroco, de Evangelia Kranioti

Alterscape, de Serge Levin

Film Doc

Hal Ashby, de Amy Scott

Be Natural: A História Não Contada da Primeira Cineasta do Mundo, de Pamela B. Green

Os Olhos de Orson Welles, de Mark Cousins

Friedkin Uncut, de Francesco Zippel