Música

Foo Fighters: engenheiro de som revela segredos de clássico da banda

Engenheiro de som de "The Colour and The Shape" relembrou histórias da produção do disco. Dave Grohl usou instrumento conhecido do Red Hot Chili Peppers.

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Foto por Stephanie Hahne

Em entrevista ao produtor Warren Huart, o engenheiro de som Bradley Cook revelou alguns segredos sobre a produção de The Colour and The Shape, disco de 1997 do Foo Fighters.

O engenheiro conta que, durante as gravações do álbum num estúdio em Washington, o baterista William Godsmith sentia-se pressionado a entregar uma boa performance. O frontman Dave Grohl e o produtor Gil Norton tocavam o barco da produção e estavam esperando um resultado positivo.

Após uma pausa para as festas de fim de ano, a banda voltou a trabalhar no disco e Cook revela que a bateria não estava funcionando muito bem com o restante das gravações, e Grohl precisou substituir Goldsmith.

“É, não tinha como refazer só a bateria, então tivemos que refazer tudo do começo”, disse. O engenheiro levou toda a produção para seu estúdio caseiro, onde refizeram cada faixa, sendo enviadas pra mixagem assim que a gravação terminava.

William Goldsmith, que havia vindo do Sunny Day Real Estate, descobriu que sua participação havia sido substituída e deixou a banda. Taylor Hawkins, atual baterista do Foo Fighters, assumiu a responsabilidade da bateria depois desse episódio e gravaria nos álbuns seguintes.

Com a situação tensa nas baquetas, Bradley revelou o que a banda usou no instrumento. Segundo ele, a caixa de bateria ouvida no mega hit “Everlong” é uma Tama Bell Brass utilizada pelo Red Hot Chili Pepers e em discos como Nevermind, do Nirvana, onde Grohl tocou bateria.

A caixa? Coisa dos Chili Peppers, do Nirvana, Nevermind. Ele [Dave Grohl] ama essa caixa.

Você pode ler a entrevista, em Inglês, por aqui.