Há alguns dias a gente falou por aqui sobre como um hacker teve acesso a 18 horas de material inédito e raro do Radiohead.
Os áudios tinham versões de canções como “Lift”, “Nude” e “True Love Waits”, além de experimentações, esboços e ideias descartadas.
O espertalhão que roubou o material estava cobrando uma recompensa de 150 mil dólares, ou cerca de 600 mil reais, e agora a banda resolveu disponibilizar tudo no Bandcamp em uma ação genial.
Ao falar a respeito e explicar tudo, Jonny Greenwood disse:
Fomos hackeados na semana passada – alguém roubou o arquivo de minidisk do Thom usado na época do OK Computer e pediu 150 mil dólares ameaçando disponbilizar o material. Então ao invés de reclamar – muito – ou ignorar, estamos lançando todas as 18 horas no Bandcamp com os lucros revertidos para a Extinction Rebellion. Apenas pelos próximos 18 dias. Então por 18 libras você pode descobrir se deveríamos ter pagado a recompensa.
Esse material nunca foi imaginado para o consumo público (apesar de alguns trechos terem aparecido no relançamento de OK Computer em fita K7) e é apenas tangencialmente interessante. E muito, muito longo. Não é para um download rápido no telefone. Mas está chovendo lá fora, não está?
Radiohead e o Material raro de OK Computer
Você pode encontrar o Bandcamp com todo material do Radiohead clicando aqui.
A Extinction Rebellion é “um movimento internacional que usa desobediência civil não-violenta para conseguir mudanças radicais como forma de minimizar o risco de extinção da raça humana e colapso ecológico.”
Vários fãs da banda ao redor do mundo se organizaram e criaram um documento detalhando tudo, com informações de tempo, versão e mais. Você pode vê-lo por aqui.