É, meus amigos, em era de fake news na internet não dá para bobear e sair por aí falando o que não sabe. Esse internauta que tentou criticar Tom Morello e o Rage Against the Machine aprendeu a lição.
O guitarrista do grupo respondeu a um tweet que diz:
Eles tocaram na Convenção Nacional Democrata. Tom Morello é um democrata liberal raivoso e Zack de la Rocha é um comunista devoto.
Acontece que… não foi bem isso que aconteceu. Na verdade, foi justamente o contrário.
No dia 14 de Agosto de 2000, enquanto a convenção acontecia em Los Angeles com discursos de nomes como Bill Clinton, o RATM se juntou ao grupo de protesto no Staples Center, bem em frente onde o evento estava acontecendo.
De início, a banda estava escalada para tocar em um evento da MTV que fazia campanha para os jovens votarem. Diante de uma negativa do governo local, diversos protestantes cederam seu tempo no palco para o grupo tocar — e o show em si virou um grande protesto, com intervenção da polícia e violência.
Foi exatamente isso que Morello respondeu ao usuário, ainda tirando uma onda:
O RATM tocou em um show PROTESTANDO contra a DNC em 2000 e em 2008. E a polícia atacou nossa plateia. #FatosChecados
Em 2018, o áudio do show foi lançado em vinil no Record Store Day.
Rage Against the Machine
RATM played a concert PROTESTING the DNC in 2000 & 2008. And police attacked our crowd. #FactCheck https://t.co/t70NRnXdjU
— Tom Morello (@tmorello) July 3, 2019
No dia 30 de Julho deste mês, completam-se oito anos do último show do Rage Against the Machine. A banda chegou ao fim em 2011.