João Gilberto, lendário músico brasileiro, morre aos 88 anos

João Gilberto, influente músico da bossa nova, morreu aos 88 anos de idade no Rio de Janeiro. Vencedor do Grammy mudou história da música brasileira.

João Gilberto

Tristes notícias nesse 06 de Julho de 2019: João Gilberto, um dos nomes mais importantes da história da bossa nova, morreu aos 88 anos de idade.

Nascido em Juazeiro, na Bahia, o artista causou uma verdadeira transformação na música brasileira através de sua voz, um violão, grandes composições e uma nova forma de tocar que influenciaria diversas gerações.

João Gilberto morreu hoje, Sábado (06) e a causa da morte ainda não foi revelada.

João Gilberto

https://www.youtube.com/watch?v=EQC4Ye7hr9Y

Seu primeiro disco de estúdio é Chega de Saudade, lançado em 1959 e que teve Tom Jobim como produtor.

A faixa título e “Bim Bom” já haviam sido lançadas um ano antes, em 1958, e mostrado o talento de um dos músicos mais importantes para a disseminação da música brasileira em outros países em toda história.

Parceria com Stan Getz

Essa popularização, inclusive, teve um dos seus maiores momentos em 1964, quando João Gilberto levou a bossa nova ao mundo através do disco Getz/Gilberto, uma parceria com o saxofonista norte-americano Stan Getz.

O disco foi tão aclamado que ganhou o Grammy de Álbum do Ano, a categoria mais importante da premiação, em 1965 durante uma época em que artistas gigantescos como os Beatles estavam em evidência.

Além disso, foi o primeiro disco de jazz da história a ganhar o prêmio, e esse feito só se repetiria 43 anos depois, em 2008, com River: The Joni Letters, de Herbie Hancock.

Que descanse em paz.