Já se passaram mais de 23 anos que perdemos o Mamonas Assassinas, uma das maiores bandas de rock nacional, para um trágico acidente aéreo.
Na noite do dia 2 de Março daquele ano, enquanto voltava de Brasília, o avião do grupo se chocou contra a Serra da Cantareira, em São Paulo. Todos os sete passageiros e dois tripulantes que estavam na aeronave morreram.
A investigação que se seguiu após o acidente confirmou que uma série de fatores resultou na tragédia, e um youtuber especializado em aeronáutica explica o acontecimento em detalhes em um vídeo na plataforma.
Joselito Sousa, fundador e apresentador do ótimo canal Aviões e Músicas, além de Supervisor Internacional de Manutenção de Aeronaves na United Airlines, divulgou em 2018 um vídeo de 17 minutos onde aborda o passo a passo do acidente e aponta os diversos erros que contribuíram naquela noite. Um deles, por exemplo, é a falta de experiência dos tripulantes com a aeronave do modelo Learjet 25D, além da falha de comunicação com as torres de controle.
Assista abaixo — e não se preocupe, o vídeo não tem imagens fortes.
LEIA TAMBÉM: além dos Mamonas – 5 bandas nacionais que usam humor em suas músicas