O dia era 3 de dezembro de 1948, a cidade era Birmingham, na Inglaterra. Há exatos 71 anos, o mundo recebia um dos maiores músicos da história, John Michael Osbourne — que nós conhecemos como Ozzy Osbourne.
Também chamado de Príncipe das Trevas e um dos pais do heavy metal ao lado de seus companheiros de Black Sabbath, Ozzy é uma das figuras mais conhecidas da história da música mundial.
O Sabbath surgiu em sua vida em 1968, com Tony Iommi, Bill Ward e Geezer Butler. Foi ao lado dos três colegas que Osbourne mudou o rumo do Rock no mundo inteiro, dando início ao que conhecemos hoje como o heavy metal. Enquanto a origem do gênero ainda é amplamente discutida, não há dúvidas que a banda foi a grande precursora do estilo, o levando ao mainstream por definitivo.
Em 1979, porém, Ozzy via o primeiro fim de sua história com a banda — por conta de seus problemas com álcool e drogas, o vocalista foi demitido da formação. Durante os anos em que ficou afastado do grupo, músicos como o saudoso Ronnie James Dio, Dave Walker, Ian Gillan, Glenn Hughes e mais tomaram o posto.
Hoje o Black Sabbath está mais uma vez separado depois de uma temporada de shows entre 2011 e 2017, mas isso não quer dizer que Ozzy esteja parado.
Carreira solo
https://www.instagram.com/p/B5nvY27Hbbp/
Bem, agora, neste exato momento, Osbourne está meio parado sim. Mas isso porque o Príncipe das Trevas sofreu um grave acidente doméstico no fim de 2018, que o obrigou a cancelar turnês e passar por uma cirurgia.
O cantor está voltando ao ritmo aos poucos, e inclusive volta aos palcos em 2020 com sua terceira (!) turnê de despedida da carreira solo. Pois é, além de fazer história com o Sabbath, a carreira solo de Ozzy Osbourne também não fica atrás. Ele é dono de hits como “Crazy Train”, “Mr. Crowley”, “No More Tears”, “Mama, I’m Coming Home” e muito mais — e vem disco novo por aí.
Um dos momentos mais marcantes e tristes da carreira de Ozzy foi a morte precoce do guitarrista Randy Rhoads. O músico tinha apenas 25 anos quando morreu em um acidente de avião — saiba mais por aqui –, e era também amigo pessoal de Osbourne. O cantor faz questão de citar o guitarrista até hoje, sempre afirmando que sente muito a sua falta.
Outro momento um tanto mais leve, mas também bem perigoso, foi o infame episódio do morcego. Durante um show solo em Des Moines, em 1982, um fã jogou um morcego vivo no palco de Ozzy. Achando se tratar de um boneco — não, ele não tinha um gosto peculiar por animais –, o cara deu uma mordida cheia na cabeça do bichinho. Em entrevistas posteriores ao acontecimento, ele ainda disse que não achou nada engraçada a situação, e se desesperou quando sentiu o gosto de sangue na boca. O episódio levou Ozzy Osbourne ao hospital, inclusive.
Vida pessoal
As polêmicas do artista não ficam muito atrás de seus feitos na música.
Em 1971, Ozzy se casou com Thelma Riley, com quem teve três filhos — um deles adotado. Pois é, pouca gente sabe do primeiro casamento do músico e de seus primeiros herdeiros, e até ele se esqueceu — no documentário God Bless Ozzy Osbourne, o próprio admite não saber quando eles nasceram. Os filhos, por outro lado, afirmam que ele nunca foi um bom pai. Complicado…
Sharon Osbourne, sua atual esposa e empresária, surgiu em sua vida em 1982. Ele também tem três filhos com ela, dois dos quais conhecemos bem — Jack e Kelly Osbourne. Isso porque, entre 2002 e 2005, Ozzy e Sharon abriram sua casa para que a MTV gravasse o reality show The Osbournes. Aimee Osbourne, filha mais velha do casal, decidiu não fazer parte da empreitada.
Feliz aniversário, Ozzy Osbourne!
E aí, qual é o seu momento favorito do músico?