Em 1980, Iron Maiden "peitou" um dos maiores programas da TV britânica

Ainda com Paul Di’anno como vocalista, o Iron Maiden bateu o pé para não ter de dublar sua música no "Top of the Pops", famoso programa musical britânico.

Iron Maiden Top of the Pops 1980
Reprodução/YouTube

O Iron Maiden é com toda certeza uma das melhores bandas ao vivo até hoje, mesmo com quase 45 anos de história. Já pensou desperdiçar um show desses com… playback? Pois é, isso quase aconteceu.

Lá em 1980, quando o grupo tinha Paul Di’Anno nos vocais, o Maiden foi convidado para se apresentar no Top of the Pops. O programa musical britânico é um dos maiores de sua categoria, e por muitos anos serviu como uma verdadeira catapulta para várias bandas bem grandes.

O grupo havia acabado de lançar “Running Free”, primeiro single de seu disco de estreia, homônimo, que saiu naquele ano. Com o sucesso da canção e o crescimento do movimento New Wave do Heavy Metal britânico, a BBC decidiu chamar os caras para uma apresentação. O problema é que a emissora exigia que as bandas e artistas dublassem suas canções, para que tudo ficasse o mais “certinho” possível.

O Iron Maiden, é claro, odiou a ideia. Mesmo ainda com pouco tempo de estrada, o grupo bateu o pé e disse que só iria se pudesse fazer tudo ao vivo — o programa, é claro, aceitou.

Rod Smallwood, então assessor da banda, disse (via Louder Sound):

Anteriormente, tínhamos dito à nossa gravadora, a EMI, que nunca faríamos o TOTP a menos que pudéssemos tocar ao vivo. Afinal, éramos uma banda de metal, não atrações pop. ‘Running Free’ saiu e nos convidaram. Bem, ninguém desde o The Who, em 1974, fez isso ao vivo, mas nós insistimos e dissemos: ‘se não for ao vivo, não tem Maiden’.

Já o baixista Steven Harris confessou que não curtia muito o conceito do programa:

Eu era um pouco contra o Top Of The Pops. Eles nunca chamaram ninguém decente, e eu fui realmente inflexível em não aceitar se eles não nos deixassem tocar ao vivo. Eu apenas pensei: ‘Fodam-se eles. O que eles já fizeram por mim?’

Justo, não? No vídeo abaixo você pode ver a apresentação crua — e incrível! — da banda. No ano seguinte, Di’Anno deixou o Iron Maiden e deu lugar a Bruce Dickinson, considerado o vocalista clássico da banda e que está na ativa com os caras até hoje.

Em tempo, é sempre bom lembrar que o Nirvana também peitou a atração mas resolveu dar uma bela trollada no programa de um jeito diferente.

Iron Maiden no Top of the Pops