O coronavírus fez com que muita gente abandonasse seus projetos, inclusive gravações de filmes. Mas o que ocorreu com Adieu Monsieur Haffmann foi sem precedentes: a própria cidade de Paris, que recebia as filmagens, ficou “presa” no tempo.
Isso porque, como contou a NME, o longa se passa no ano de 1942, quando territórios franceses estavam ocupados pelo regime nazista. Com o surto da COVID-19, o set de gravação localizado no bairro de Montmartre (especificamente nas ruas Berthe e Androuet) foi abandonado do jeito que estava — portanto, remetendo à ocupação alemã.
Entre decorações tradicionais e propagandas de guerra referentes à época, as pessoas que vivem pelo local estão tendo que conviver com memórias bem complicadas até que a quarentena acabe e os funcionários possam desmontar os cenários. Complicado, hein? Você pode ver mais fotos abaixo.
Filmes afetados pelo coronavírus
Just in case quarantined Paris wasn’t disorientating enough: my neighbourhood was being used as a film set when the lockdown hit. Now the whole block has been left frozen in 1941 pic.twitter.com/TOPHuX5agT
— Tim Mc Inerney (@TimMacAndErny) March 20, 2020
Além da obra francesa, cuja estreia segue prevista para 20 de Janeiro de 2021, alguns outros filmes se viram afetados pelo coronavírus.
Um dos primeiros a anunciar sua mudança, o blockbuster 007 – Sem Tempo Para Morrer foi adiado de Abril para Novembro. Pouco tempo depois, foi a vez da data de estreia de Velozes e Furiosos 9 sair de Maio para Abril de 2021.